Economize com estas 6 dicas para períodos de vacas magras
Em tempos de crise econômica, poupar torna-se um verdadeiro problema. Mas você pode encontrar aqui excelentes ideias para o começar a ter êxito.
Camila Gómez
Em tempos de crise, poupar torna-se um desafio. No entanto, existem algumas opções que podemos começar a considerar para reduzir as nossas despesas mensais domésticas.
Seguindo o sábio conselho de minha mãe, comecei a fazer algumas coisas que funcionaram bem para mim e gostaria de compartilhar com vocês:
Opte por comprar produtos em embalagens grandes ou fardos
Quando eu me casei, costumava comprar produtos em embalagens pequenas, pensando que seria mais barato e fácil de guardar. Mas o tempo e minha sábia mãe me ensinaram que, muitas vezes, é mais prático e barato comprar coisas em quantidades ou embalagens maiores.
Por exemplo: detergente para lavar louça de 5 litros ou um fardo com 6 ou 12 unidade de meio litro; sabão em pó de 4 kg ou 5 concentrado de 2 litros; fardos com 24 ou 48 rolos de papel higiênico, entre outros. Neste caso, opte por supermercados que vendem tanto a varejo quanto a atacado. Eles costumam apresentar um valor diferenciado para mais unidades.
Pare de comprar alimento pronto congelado
Digamos que cozinhar não é o meu forte. Tenho dificuldade em seguir receitas, por isso, sempre que eu ia ao supermercado, enchia o freezer de comida congelada (comida pronta, empanados etc.).
O que faço agora é comprar grandes quantidades de vegetais da estação – época em que são mais baratos – e armazená-los congelados para usá-los em tempos de “vacas magras” ou para ter acesso a esses alimentos nutritivos fora da estação.
Comprar frutas e legumes da estação e congelá-los também ajuda na economia familiar.
Tenha um cardápio semanal
Procuro fazer da seguinte forma: quando compro frutas e legumes ao sábado, ajusto o meu orçamento semanal ao estritamente necessário de acordo com o cardápio que planejei, sem gastar muito.
Experimente as marcas próprias
Muitas pessoas não sabem, mas os produtos de marca própria dos supermercados costumam ser de muito boa qualidade. Comecei a experimentar coisas simples como açúcar, sal, arroz e percebi que, muitas vezes, acabamos pagando mais apenas por causa da marca.
Antes de comprar ou contratar um serviço, pense com calma para ver se é realmente necessário
Eu já comprei coisas que até hoje permanecem intactas em suas respectivas embalagens, ou fiz um seguro que nunca foi necessário usar.
Portanto, aprendi que, antes de contratar um serviço, devo averiguar muito bem as condições de uso, e se for um aparelho elétrico, eu me pergunto quantas vezes por mês eu iria usá-lo, caso o adquirisse. Você não imagina como isso está me ajudando a não tomar decisões por impulso.
Aprenda a reutilizar e reciclar
Pouco a pouco, e graças às redes sociais, passei a receber fotos de itens que costumo usar em casa e que acabam parando no lixo, quando podem ser muito bem reaproveitados.
Agora, por exemplo, guardo as garrafas pet para reutilizá-las na preparação de uma pequena horta familiar. Também guardo cones de papelão para me entreter nas tardes de inverno em Santiago.
Na verdade, usando coisas simples, você pode embelezar sua casa sem gastar muito, dando uma segunda chance para objetos que iriam parar na lada do lixo.
Espero que essas dicas possam ajudá-lo de alguma forma a dar uma aliviada em seu orçamento familiar. É importante que, com a economia que conseguirem fazer, vocês possam traçar novas metas e objetivos em família para continuarem construindo seus sonhos.
Leia também: Como economizar nas compras do mercado em 13 dicas
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original En tiempos de crisis, ¡no entres en crisis! Siempre se puede ahorrar en casa