Ela pensou que iriam parabenizá-la pelo seu noivado, mas as pessoas perceberam outra coisa (que estavam tentando esconder) ao ver sua foto
A falsidade nas redes e o que achamos que ninguém vê é o que fica mais exposto.
Elizabeth González Torres
A história por trás de seu noivado
Atualmente, o Facebook tornou-se o principal espaço ao qual as pessoas recorrem para expressar tudo de bom e ruim que acontece durante o dia. Não importa o quão verdadeiro seja aquilo que está sendo postado, o fato é que as pessoas se sentem “felizes e satisfeitas” ao compartilhar suas alegrias e tristezas com os demais. E tal foi o caso de Miranda Levy, uma garota que ao postar no Facebook uma foto na qual ela e seu namorado apareciam anunciando seu noivado, ela foi felicitada, mas também questionada por amigos e familiares.
O que parecia ser uma demonstração de amor, transformou-se em uma fonte de questionamento para a jovem noiva, já que a maioria das pessoas lhe perguntava se aquilo no canto da foto era um teste de gravidez. Tentando esconder a situação, Miranda fingiu não entender tais comentários. No entanto, incapaz de ocultar mais sua realidade, ela teve que admitir que, realmente, ela e seu noivo estavam esperando um bebê e que – praticamente – por esse motivo se casariam.
Sem dúvida, ao ler histórias como a de Miranda é inevitável não pensar nas centenas de vezes em que nós mesmos tentamos passar uma imagem – através do Facebook – de algo que “somos ou que está acontecendo conosco”. Ao tentar alcançar a aceitação das pessoas, tentamos compartilhar aquelas palavras, fotos ou acontecimentos que possam chamar a atenção e nos façam brilhar como pessoas de sucesso e felizes.
Sem perceber, aos poucos caímos no jogo de faz de conta ambicioso no qual as redes sociais modernas têm se convertido. Por isso mesmo, vou compartilhar apenas 5 dessas formas perigosas que usamos para mascarar nossa realidade através do Facebook e, talvez, você nem tenha notado.
1. Postando fotos que nos façam parecer felizes
É interessante, mas esta é a forma mais comum pela qual as pessoas tentam aparentar um dia perfeito ou uma vida feliz. Pense nas ocasiões em que você postou alguma foto em que você esteja super sorridente ou posando em algum lugar maravilhoso, e no fundo você nem estava se sentindo tão feliz, nem aproveitou tanto a paisagem.
A mesma coisa acontece quando postamos fotos de nós mesmos que estão editadas e cobrem todas as imperfeições do nosso rosto ou corpo, e não permite que os outros vejam como realmente somos.
2. Fazendo posts sobre tudo o que “aparentemente” fazemos, sentimos e pensamos
Sem dúvidas esta rede social nos deu a possibilidade de compartilhar com todos nossos “amigos virtuais” o que estamos fazendo, sentindo e pensando. Certamente, para muitos essa rede tornou-se um meio de desabafar e sentir alívio, mas também é um meio para enganar, já que a maioria das pessoas tenta demonstrar aos outros – através do nosso status – que tudo está maravilhoso em nossa vida, mesmo quando não é assim na realidade.
Basta lembrar-se das vezes em que declaramos amar intensamente nosso trabalho, carreira, parceiro, amigos e família, e no dia a dia nos sentimos infelizes com a relação que temos com eles.
3. Compartilhando posts que não nos interessam, mas que são atraentes para os demais
Mesmo que não pareça, em muitas ocasiões as pessoas postam conteúdos que, pessoalmente, não lhes interessa, mas que são do interesse dos “seus amigos”. Em nossa ânsia em receber sua atenção e comentários, procuramos esconder nossos verdadeiros interesses.
4. Adicionando muitos “amigos virtuais”
Entre os adolescentes (mas também entre os adultos) esta “técnica” é muito utilizada para aparentar ser uma pessoa sociável e popular. Adicionar centenas de pessoas a nossa rede, parece nos dar certa distinção para os outros, sem reconhecer que, provavelmente, na vida cotidiana somos pessoas solitárias e isoladas.
5. Ganhando muitos “likes”
Finalmente, é possível que, sem perceber, o número de likes que recebemos tenha se tornado em um fator de “aparente felicidade e satisfação”. Inclusive, para muitos de nós, é provável que isto tenha se tornado o antídoto perfeito para sobrepujar a depressão, solidão ou tristeza que nos acompanha na vida real e que não somos capazes de compartilhar por medo de sermos rejeitados.
Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original Pensó que la felicitarían por su compromiso, pero la gente se dio cuenta de algo más (que estaban tratando de ocultar) al ver su foto