Ensinando as crianças: Obediência traz segurança
Aprenda 5 passos para ajudar os filhos a serem mais obedientes.
Marilia de Andrade Conde Aguilar
Um dos 10 mandamentos dados por Deus a Moisés foi: “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.” (Êxodo 20:12).
Eu gostaria de poder dizer que sempre fui obediente a meus pais terrenos e a meu Pai Celestial, mas não foi bem assim.
Entretanto, posso afirmar que todas as vezes que escolhi ser obediente, o resultado foi ótimo; e todas as vezes que escolhi ser desobediente… Tive que arcar com as consequências.
Geralmente os filhos veem as regras como uma restrição a sua liberdade de escolha. Quando são, na realidade, diretrizes baseadas na experiência de vida de pessoas mais velhas, que os amam e preocupam-se com eles.
Jesus Cristo foi o exemplo perfeito de obediência. “Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu. E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem.” (Hebreus 5:8–9).
Viver em sociedade exige o cumprimento de uma série de regras legais, morais e éticas.
Quanto mais cedo ensinarmos nossos filhos a serem obedientes, mais rapidamente eles se adaptarão ao cumprimento dessas regras.
Para ajudar seu filho a ser mais obediente, coloque em prática as seguintes diretrizes:
1. Estabeleça as regras de forma clara, objetiva
E de acordo com a capacidade de entendimento da criança.
Crianças pequenas dispersam a atenção muito rapidamente. Por isso, quanto mais objetivo você puder ser, melhor.
2. Sempre recompense o bom comportamento
Sempre que ela for obediente, reconheça e premie o bom comportamento com um sorriso, um abraço ou palavras de incentivo. Antes de prometer um prêmio por algum comportamento específico (como um sorvete, um docinho ou um passeio), tenha certeza de que você terá condições de cumprir o combinado. Pois a criança irá cobrar e você perderá credibilidade caso não cumpra sua parte.
3. Quando estabelecer uma punição (ou castigo) para a desobediência, cumpra!
Por isso, nunca ameace fazer algo que você realmente não tenha coragem de cumprir. Caso contrário, a criança irá aprender que suas ameaças são vazias e que, mesmo que ela seja desobediente, nada acontecerá.
4. Respeite os limites físicos e psicológicos da criança
Não exija mais do que ela é capaz de dar naquele momento.
O sono e a fome são capazes de transformar qualquer criança linda em uma criaturinha chata e birrenta. Lembre-se que eles ainda estão aprendendo a controlar as emoções.
5. Seja um exemplo!
Respeite as regras de trânsito, as normas do condomínio, o horário de silêncio, não pise na grama e não jogue lixo pela janela do carro. Os filhos aprendem mais observando o exemplo dos pais do que escutando-os falar.
Isso tudo não acontece de uma hora para outra. Leva tempo. Requer muita paciência.
Nesse processo de aprendizado, nossos filhos cometerão erros e nós também.
Mas sei que, à medida que conseguirem compreender que as regras existem para sua proteção, e não para limitá-los em suas escolhas, todos os esforços serão recompensados.