Entenda a Esquizofrenia: um dos sérios males da mente
Vídeo mostra o que é e como lidar com pessoas com este sério transtorno mental. 1% da população mundial poderá sofrer de Esquizofrenia, em algum momento da vida.
Luiz Higino Polito
Uma pessoa com o mal da Esquizofrenia pode ouvir vozes, ver coisas que não existem e se dissociam da realidade. Perdem a noção do que é real ou fantasia. Isso faz com que os doentes sejam muito estigmatizados. Parentes e amigos tendem a ter medo, porque pensam que um esquizofrênico é violento, o que nem sempre é verdade.
Veja o vídeo acima
E veja também o filme “Uma Mente Brilhante”, ganhador de 4 Oscars em 2002, e muitos outros prêmios, e que conta a história de “John Forbes Nash” , que foi um matemático norte-americano que se destacou em sua área, mostrando que a esquizofrenia, necessariamente, não impede alguém que tenha essa doença – e é tratada – possa ter uma vida produtiva.
A Esquizofrenia não tem cura, mas tem controle. É séria e precisa de tratamento médico correto, não deve ser encarada como algo trivial. Os riscos dos esquizofrênicos atentarem contra suas próprias vidas é real, por isso os parentes devem ser muito conscientes e tratarem com todo o cuidado e com paciência e consideração. Ninguém quer ser esquizofrênico. Acontece por fatores genéticos acrescidos por fatores ambientais, por isso, é necessário ser muito humano com os doentes.
Bem tratados, podem ter uma vida útil menos sofrida e até produtiva, como foi o caso do Dr. John Forbes Nash, que contribuiu muito para as ciências matemáticas.