Entendendo quem Deus é: A busca pelo conhecimento espiritual
Como podemos buscar conhecimento espiritual com o intuito de entender quem Deus é e como podemos aplicar isso na nossa vida diária.
Taís Bonilha da Silva
Para nós, cristãos, a busca pelo conhecimento espiritual é uma constante em nossas vidas. Acreditamos que existe um Deus que nos criou, e que criou todas as coisas deste mundo. Porém, podemos fazer confusão, ainda que sejamos crentes, quanto à identidade de Deus, quanto a quem Ele realmente é.
E é de especial importância sabermos a quem adoramos. Esse conhecimento trará mais luz para nossas vidas. A busca por esse entendimento nos aproximará de Deus e nos tornará mais capacitados a conhecê-lo de uma maneira muito pessoal, verdadeira e real.
Quem é Deus? E como posso buscar o conhecimento para responder a essa pergunta?
Primeiramente precisamos eliminar os pontos de confusão acerca da identidade de Deus e Jesus Cristo. Entendemos que este é um ponto chave para a compreensão da religião, e de pronto, deixamos claro que respeitamos todos os pontos de vistas e opiniões.
Um líder religioso, Christoffel Golden Jr., explicou acerca da identidade de Deus e de Cristo em um discurso que proferiu certa vez: “O Pai e o Filho são seres distintamente separados, mas são perfeitamente unidos e unos em poder e propósito. Sua união não está reservada apenas para Eles. Em vez disso, Eles desejam essa mesma união a todos os que, com devoção, seguem e cumprem Seus mandamentos”.
Tal como esse líder religioso, nós podemos também desenvolver profundo conhecimento a respeito da identidade de Deus. Devemos, portanto, buscar esse conhecimento nas fontes corretas, ou seja, nas escrituras.
Além de buscarmos esse conhecimento através do estudo, devemos orar para que o Espírito de Deus nos clareie a mente e confirme em nossos corações a veracidade dessas coisas. Nós não precisamos e nem devemos ser convencidos por outras pessoas a respeito das verdades divinas, podemos saber por nós mesmos e ser convertidos pelo Espírito de Deus. Essa é uma promessa que encontramos em Tiago 1:5 “Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada”.
Christoffel Golden Jr., ainda em seu discurso, sugere algumas passagens bíblicas que são fundamentais para o estudo daqueles que buscam conhecer a Deus:
-
(Atos 7:56) O testemunho final de Estevão em seu martírio: “Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus”.
-
(Mateus 7:21) Cristo declara: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus”.
Advertisement -
(João 5:19) Cristo testifica: “O Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai”.
-
(Lucas 23:46) Jesus exclama: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”.
Um estudo dedicado atrelado a um espírito contrito, ou seja, passível de ser ensinado, e a busca de inspiração divina constituem o caminho para o conhecimento da identidade de Deus, aquele conhecimento que se fundamenta na fé e na revelação pessoal.
Para todas as áreas de nossa vida podemos aplicar 3 princípios básicos na busca do conhecimento espiritual, a saber:
Estudar
buscar informação em fontes corretas.
Meditar
refletir sobre o que se leu.
Orar
para obter confirmação divina daquilo que foi aprendido.
“Aprendi que não é possível transmitir em linguagem humana aquilo que nos é revelado apenas pelo Espírito Santo e pelo poder de Deus”.(Christoffel Golden Jr).