Ervas, frutas e plantas contra o estresse e a hipertensão
A natureza é abençoada e nos fornece tudo que precisamos para cuidar de nossa saúde! Conheça estes remédios naturais e melhore sua qualidade de vida.
Teresa Guadalupe Correa Pérez
O conhecimento do poder medicinal de algumas plantas e ervas é milenar, e tem transcendido por gerações graças à tradição, especialmente de povos indígenas, que compartilharam seu conhecimento e riqueza.
Considera-se que nossos antepassados começaram a conhecer essas espécies depois de distinguir entre as que serviam para comer e aquelas que tinham algum efeito positivo em seu organismo, por isso, a partir daí, começaram a diferenciá-las e selecioná-las.
Essas plantas proporcionam-nos um jardim cheio de aroma que renova qualquer um. São fáceis de usar para curar doenças comuns em casa, e não requerem muito esforço na hora de buscá-las, cultivá-las ou colhê-las.
Atualmente, a importância das plantas medicinais no mundo inteiro reside não só na sua riqueza como parte da cultura, mas também no conhecimento científico que se gera a partir do seu estudo e da análise que se realiza de questões ecológicas, geográficas, culturais, farmacológicas e químicas.
Remédios naturais para o estresse e insônia
Algumas são tão comuns como o alho, reconhecido como forte antibiótico e muito utilizado para tratar resfriados, catarros e infecções respiratórias; e outras, teremos que buscá-las em herboristas ou centros de jardinagem. Mas o que é verdade é que essas plantas podem ajudar-nos a lidar com muitos problemas de saúde.
Algumas patologias, como o estresse e a insônia, que se tornaram grandes males contemporâneos, podem ser melhoradas com estes remédios de plantas medicinais.
Na verdade, todos nós passamos por situações de estresse de vez em quando, porque é a forma como o cérebro e corpo respondem a uma demanda interna ou externa. Assim, em princípio, é um estado que faz parte do funcionamento normal e esperado do organismo.
O problema surge quando o estresse é sentido com muita frequência ou por lapsos longos e contínuos. Quando isso acontece, uma série de alterações ocorre tanto no corpo como na mente, e podem tornar-se tão graves que produzem insônia, o que reduz a qualidade de vida notoriamente.
O estresse torna-se, assim, um fator de favorecimento e intensificação de outras patologias mentais e físicas; por isso, deixo aqui uma lista de plantas que ajudam a reduzi-lo de forma eficaz.
1 Melissa
É uma das plantas medicinais mais utilizadas para aliviar o estresse, pois é muito adequada para aqueles momentos em que se sente inquietação ou nervosismo. Para alcançar o efeito desejado, deve ser tomado em infusão, duas ou três vezes por dia.
2 Erva de São João
A Academia Mexicana de Neurologia publicou um estudo demonstrando que a erva de São João é adequada para aliviar o estresse, a ansiedade e o nervosismo, que, por conseguinte, combate a insônia, porque tem 12 componentes biologicamente ativos que ajudam a acalmar e relaxar o corpo, sendo o mais importante deles a hiperforina, que é uma substância sedativa.
3 Valeriana
A valeriana é uma das plantas medicinais mais populares, pois é usada para tratar os estados nervosos e, em particular, a insônia crônica. Esta planta ajuda a diminuir a atividade cerebral, bem como a frequência cardíaca.
É muito importante notar que essa planta não deve ser combinada com a ingestão de antidepressivos ou ansiolíticos, porque pode ser perigoso e também não é aconselhável consumi-la por mais de duas semanas contínuas.
4 Camomila
A infusão da bela flor de camomila, ajuda a acalmar os nervos e acelera a recuperação em casos de estresse e ansiedade generalizada.
Remédios naturais contra os males cardíacos
Outro dos problemas que as ervas e plantas podem ajudar a aliviar são os males cardíacos, como a hipertensão arterial, que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), afeta milhões de pessoas no planeta.
É uma doença mortal não contagiosa, que provoca a morte de 9 milhões de pessoas anualmente, quando não as incapacita para a vida, pois quando a pressão arterial elevada não é controlada, podem ocorrer ataques cardíacos, AVC e doenças renais.
Quando a pressão se situa entre 140/90 e 159/99, chama-se hipertensão primária, afetando 90 ou 95% dos casos. Por conseguinte, além de o médico recomendar a utilização de medicamentos, é fundamental a adoção de uma dieta e uma vida mais equilibradas.
1 Infusão de folhas de oliveira
A oliveira não é apenas a fonte do azeite, uma das gorduras saudáveis que se deve consumir para evitar a arteriosclerose. As folhas de oliveira também são benéficas para combater a hipertensão quando se ingere em forma de chá.
2 Chá de rabo de cavalo ou cavalinha
Uma infusão de rabo de cavalo é excelente para combater a hipertensão, sendo amplamente reconhecida pelas suas propriedades diuréticas, o que ajuda a controlar a pressão arterial.
3 Alecrim e alho
O alecrim tem grandes propriedades hipotensivas e diuréticas, além disso é rico em flavonoides, o que ajuda a melhorar a circulação do sangue e prevenir a rigidez arterial. Se além disso se combina com o alho, o hipotensivo por excelência da natureza, potencializam-se seus benefícios para combater a hipertensão.
4 Romã
Tecnicamente, a romã é uma baga, e seu suco é rico em antioxidantes e potássio, por isso é excelente para combater a hipertensão, arteriosclerose e colesterol ruim. Para aproveitar os seus benefícios, podemos preparar um suco forte com ela e melhorar a nossa saúde diariamente.
Lembre-se que esses remédios ajudam com esses sofrimentos, mas é muito importante, antes de usá-los, visitar o médico e seguir suas recomendações.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Hierbas, frutos y plantas contra el estrés y la hipertensión