Esqueça os sermões: este é o meio mais eficaz de ter filhos obedientes

Em vez de arrancar os cabelos, dar mil broncas, sermões e castigos, use a cabeça. Você está pronto para isso?

Diana Cantor Martinez

— Paula, esta é a terceira vez que eu lhe digo para, por favor, comer na sala de jantar e não na mesa da lição de casa enquanto usa o computador!

Essa foi a forma como Miriam cumprimentou a filhinha de 6 anos, quando voltou do trabalho. Enquanto isso, o pai de Paula jantava sentado em uma poltrona da sala, enquanto assistia a um jogo de futebol.

Esse exemplo ilustra claramente que uma criança não faz o que seus pais dizem, mas o que eles fazem. Em outras palavras, significa simplesmente que o exemplo que você dá a eles é o que orienta o aprendizado de seus filhos.

Há um embasamento científico para explicar por que a criança aprende através das ações que vê de seus pais. Essa é a teoria dos neurônios-espelho, que são ativados desde o nascimento da criança e permitem que os bebês imitem os movimentos dos adultos e aprendam.

Portanto, não se desgaste dizendo a mesma coisa repetidamente para seus filhos. Em vez disso, sugiro que implemente certas ações que o ajudarão a internalizar o aprendizado em seus filhos de maneira prática e segura.

Advertisement

O que você pode ensinar seus filhos através do exemplo? E como?

Atrevo-me a dizer que praticamente tudo. Leia a seguir para saber de que forma pode fazê-lo:

Definir horários e regras

Esta é uma das tarefas mais difíceis para os pais; as crianças não querem ir para a cama na hora que eles mandam, querem sempre brincar antes de fazer a lição de casa, e assim por diante. 

Para estabelecer horários para elas, você deve primeiro disciplinar a si mesmo, acordá-las para ir à escola sempre no mesmo horário, assim como colocá-los para dormir sempre no mesmo horário. 

Na hora de dormir, o clima geral da casa conta muito. Ou seja, você deve fazer com que o ambiente seja propício: apagar o máximo possível de luzes, diminuir o volume dos aparelhos, mas o melhor seria se você pudesse ir para a cama no mesmo horário.

Além disso, estabelecer outras regras para crianças e adolescentes como, por exemplo, quanto aos horários de chegada em casa. Você pode dizer a eles que depois das sete da noite ninguém deve estar fora de casa. No entanto, se você estiver sempre fora de casa nesse horário por outros motivos que não seja o trabalho, para o seu filho, isso nunca vai passar de um discurso, e ele acabará não cumprindo a regra. 

Advertisement

Você também pode instruir seu filho a não beber álcool ou fumar, mas se esses são comportamentos normais para você, seu filho dificilmente vai internalizar sua advertência. Assim sendo, o que vai convencê-los é o seu exemplo.

Transmitir valores

O exemplo é um grande recurso quando se trata de transmitir valores a seus filhos. Você quer ensiná-los sobre solidariedade e generosidade? Seja generoso e ajude os outros na presença deles. Se fizer isso com sinceridade, alcançará o resultado esperado. 

Sem dúvida, aprendi sobre solidariedade com meus pais. Lembro que costumávamos sair para almoçar aos fins de semana, e em várias ocasiões, encontramos pessoas do lado de fora do restaurante que pediam moedas para comprar algo. Meus pais sempre ajudavam, mas em vez de darem uma moeda, eles pagavam uma refeição para eles.

O respeito deve ser uma via de mão dupla

Quantos pais reclamam que seus filhos não os respeitam? Em geral, esses pais também não respeitam seus filhos, gritam com eles, usam palavras desagradáveis ​​(ofensivas) e às vezes até palavrões. É triste, mas é verdade. Para ter filhos respeitosos, expresse seu amor e respeito a eles todos os dias.

Muitos pais acham que as regras e os acordos feitos em casa valem apenas para os filhos. Alguns veem o respeito como uma via de mão única, que só deve vir de seus filhos para eles. E é assim que pensam em relação a várias outras coisas, esperam dos filhos, mas eles mesmos não fazem.

Advertisement

Convido você a ser um exemplo para seus filhos, a substituir críticas, broncas e sermões por ações sinceras que possam ser um um guia para seu aprendizado.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Los niños hacen lo que sus padres hacen, no lo que sus padres dicen

Toma un momento para compartir ...

Diana Cantor Martinez

Hay un momento de la vida en que descubrimos que necesitamos un cambio para poder avanzar y crecer reconoce el momento y no pierdas la oportunidad.