Esses cuidados ajudarão a amenizar as alergias na primavera
As alergias a poeira, pólen e fungos podem ser amenizadas quando alguns cuidados são tomados.
Michele Coronetti
A troca da estação normalmente é marcada por espirros, olhos vermelhos e coceiras para muitos brasileiros, especialmente na região Sul, onde as estações são bem definidas. As rinites alérgicas ganham força nessa época do ano afligindo ao menos 25% da população brasileira.
As alergias causam uma série de desconfortos e podem ser agravadas por outros fatores ambientais, prejudicando especialmente os jovens e jovens adultos. A polinização natural das flores mesmo em cidades grandes, o fluxo de insetos e os ácaros e fungos complicam a doença e ampliam os problemas respiratórios, especialmente para os alérgicos.
Além dos problemas respiratórios, as conjuntivites alérgicas também se manifestam com mais intensidade nesta época, devido os mesmos problemas ambientais, e costuma atingir mais as crianças que os adultos.
Normalmente de origem genética e agravada pelos grãos que circulam no ar causando muita coceira, coriza, espirros em sucessão e crises asmáticas, chiado no peito e falta de ar, as alergias muitas vezes precisam de intervenção medicamentosa e de conselhos de especialistas. Muitos deles incluem:
Limpeza detalhada da casa
A poeira acumulada intensifica os sintomas das alergias, portanto, a limpeza detalhada é recomendada para alérgicos. Evitar a utilização de vassouras que espalham a poeira durante o seu uso é recomendado. Esfregões do tipo Mop são indicados para reter a poeira e não promover sua elevação. Panos úmidos devem ser utilizados para limpar as superfícies e eliminar poeira e pólen que porventura adentraram ao lar. Lugares úmidos como o banheiro devem estar constantemente limpos para evitar a proliferação de fungos que prejudicam a respiração dos alérgicos. Roupas de cama devem ser lavadas ao menos 2 vezes por semana bem como as toalhas.
Fechar as janelas
Para evitar a entrada dos alérgenos é importante manter as janelas da casa fechadas e abrir apenas por um curto período diariamente, de preferência em horário em que o sol possa entrar por ela apenas para arejar e aquecer o ambiente. Janelas abertas durante todo o dia permitirão a entrada do pólen através ou não dos insetos e dos grãos de poeira na casa e prejudicarão o ambiente.
Evitar tapetes, carpetes, cortinas e bichos de pelúcia
Apesar de fazerem parte regular da decoração, eles acumulam muita poeira e intensificam as alergias.
Secar as roupas ao sol
Esse procedimento é excelente para evitar os fungos. Porém, a roupa não deve ficar o tempo todo exposta, pois acabará acumulando poeira e pólen. Assim que estiver seca deverá ser retirada.
Utilizar óculos escuros
Eles protegem os olhos de entrar em contato constante com os alérgenos.
Estes cuidados e outros hábitos saudáveis poderão amenizar os sintomas e o desconforto, evitando a necessidade de tratamentos ou emergências respiratórias.