Esta é a única atitude no casamento que pode prever um futuro divórcio (não é traição)
Esta atitude pode prever o divórcio com 93% de precisão.
Rachel D.C.
Brigas e discussões são comuns em um casamento. Se vocês começam o dia bem e terminam com uma discussão, é normal. O que deve ser analisado é a maneira como cada um responde à discussão.
O Dr. Gottman explica que é normal um casal entrar em argumentos. Por exemplo, se você pede para o seu cônjuge comprar queijo para fazer hambúrguer e ele chega em casa com queijo prato, vocês então iniciam uma discussão porque você queria que fosse queijo cheddar.
Se durante a discussão, você percebe que não especificou o tipo de queijo que queria, por isso ele comprou o queijo “errado” para se fazer o hambúrguer, você pede desculpa? Você reconhece que não se expressou corretamente? Ou você fica frustrada e pensa “que idiota não sabe que queijo para hambúrguer é sempre cheddar?” Se você age assim, você pode estar colocando o seu relacionamento em grandes riscos, segundo o Dr. Gottman.
“O desprezo é o beijo da morte”
Segundo o Dr. Gottman, o desprezo é o “beijo da morte” para um relacionamento. O desprezo é uma mistura de raiva e nojo, não é simplesmente se sentir frustrado ou esgotado. O desprezo é muito mais que isso, é se sentir superior ao seu parceiro.
Um estudo que levou 14 anos, feito pelo Dr. Gottman com 79 casais, descobriu que o desprezo pode prever o divórcio com 93% de precisão. 21 destes casais se divorciaram durante o período do estudo.
Outro estudo feito com 373 casais recém-casados comprovou que casais que gritavam um com o outro também demonstraram desprezo um pelo outro.
Por que o desprezo pode separar um casal?
Segundo o Business Insider, tudo isso se associa ao complexo de superioridade. O desprezo está diretamente ligado à pessoa se sentir superior a quem quer que seja.
Quando isso acontece, ela não se sente responsável por nenhum erro cometido e ela não sente empatia por seu parceiro. Ela se sente mais inteligente, mais madura, mais esperta, mais significante que seu parceiro. Por isso é tão difícil lidar com alguém que se sente superior.
Em um relacionamento, um deve contar com o outro. Quando alguém se sente superior, ele apenas quer que seu cônjuge o ouça, que pense nele, que veja o lado dele e nunca o contrário. Então, chega uma hora que o relacionamento se quebra.
Sempre há como fazer o casamento dar certo
Se você vê estes sinais no seu relacionamento, não se desespere. Ainda há tempo de mudar. A melhor maneira de mudar é começar a evitar essa atitude e ser mais positivo em todas as situações, principalmente em brigas.
Você também deve manter em mente que deve sempre se colocar no lugar do seu cônjuge. Assim, o relacionamento poderá ser duradouro.