Estas 8 técnicas de autoajuda lhe darão as ferramentas para enfrentar a depressão

Para quem sofre de depressão, a vida pode ser um peso muito grande de carregar, mas também pode ser um desafio a superar a cada dia. O esforço merece a entrega.

Erika Otero Romero

Muitas pessoas no mundo, em algum momento de suas vidas, têm batalhado contra a depressão. Sim, muitos, porque a depressão é uma doença que todos podemos sofrer, e apenas alguns conseguem superar com sucesso.

Tipos de depressão

A depressão é descrita como o sentimento persistente de tristeza, infelicidade, abatimento ou prostração. Muitas pessoas se sentem desta forma de vez em quando durante curtos períodos.

Agora, depressão clínica é uma doença do humor em que há sentimentos de tristeza, perda, raiva ou frustração que tornam o dia-a-dia complicado. Pode durar algumas semanas ou até mesmo meses.

Existem diferentes tipos de depressão. Não vamos falar sobre todos eles, mas vamos dar uma tela geral sobre isso.

1 Episódio depressivo

Advertisement

2 Transtorno depressivo recorrente

3 Distimia

4 Depressão bipolar

5 Depressão psicótica

6 Depressão atípica

Advertisement

7 Transtorno Afetivo Sazonal

Temos de ter a certeza de que, por nada deste mundo, ao ser diagnosticados com algum tipo de depressão, podemos suspender a nossa medicação. O que você pode fazer é ajudar-se ao lidar com as seguintes técnicas de autoajuda que eu vou compartilhar abaixo:

1 Faça exercício

Todos sabemos que fazer exercício faz com que o corpo libere endorfinas, um neuro-hormônio, produzido pelo hipotálamo e pela glândula pituitária. Essa substância não só reduz a sensação de dor, mas também ajuda a sentir bem-estar.

Não é necessário inscrever-se numa academia ou praticar uma rotina desportiva de alto rendimento. Basta calçar uns tênis confortáveis e sair para correr, caminhar ou andar de bicicleta. Esta atividade física estimulará a secreção dessa substância e você se sentirá melhor.

Você também pode receber aulas de dança ou o que quer que seja que lhe ponha em movimento; veja como, aos poucos, você vai se sentindo melhor.

Advertisement

2 Cuidar do corpo

Um dos sintomas mais claros de depressão é o abandono da higiene pessoal. É por isso que é necessário se esforçar para manter a higiene, mas não apenas isso, também se alimentar bem e vestir-se apropriadamente.

Mesmo que seja difícil, faça uma meta diária de levantar da cama e tomar banho. Logo, outra meta pequena – tomar seu café da manhã, e assim por diante. Trate que todo o seu dia esteja cheio de pequenas metas que tenham a finalidade do autocuidado. Cuidar-se.

3 Seja amável com você

Sei que será difícil, mas tente dar um passo mais longe e seja amável com você ao olhar-se no espelho; você só tem a si mesmo.

Por que eu recomendo isso? Porque muitas pessoas com depressão se tratam muito mal. Sentem pouca coisa; dizem a si mesmos que são um fracasso e não servem para nada, isso é um erro.

Tem muitas razões para se sentir assim, acredite, eu sei, mas não se ganha nada; pelo contrário, perde-se a si mesmo.

Advertisement

A vida muitas vezes parece não ter sentido. Parece que tudo conspira para colocá-lo para baixo, mas se maltratar é jogar mais sal na ferida. Seja compassivo consigo mesmo; lute. Apenas tente cuidar de si mesmo um pouco a cada dia, apenas um dia de cada vez.

4 Peça ajuda

Nenhuma pessoa, quer seja deprimida ou não, tem o Santo Graal da sabedoria. Você não precisa resolver tudo sozinho, então quando sentir que não pode mais, peça ajuda.

Quer seja um amigo, um familiar ou um terapeuta, muitas vezes só precisamos que alguém nos ouça com atenção.

5 Procure momentos que lhe gerem bem-estar

Pode ser que, em meio a uma crise, se veja tudo cinza e sem saída, mas não é assim. Sempre há luz ao final do túnel.

Apenas se esforce para encontrar todos os dias um motivo para se sentir bem. Talvez você tenha animais, eles oferecem tanto companheirismo, paz e consolo que é inevitável não se sentir bem em sua companhia.

Advertisement

Vá dar uma volta na chuva, se gostar de dias chuvosos, tome um sorvete ou cumprimente as pessoas mesmo que não tenha vontade de fazê-lo; isso dará um pouco de luz à sua vida.

Ouça música, veja as séries que você sempre gostou ou leia um bom livro. Esses pequenos hobbies dão um motivo para seguir adiante um dia mais. Qualquer coisa que lhe dê algo em que se concentrar e ser feliz, vai lhe fazer muito bem.

6 Escreva um diário

Pode parecer clichê, mas escrever ajuda a tirar tudo o que você sente de dentro. Você pode enchê-lo com as experiências que vive todos os dias, tanto boas como não tão boas.

Tente dedicar 20 minutos a esse trabalho noturno, mas se esforce para que seja um trabalho diário. Este é um momento dedicado só para você e sua liberação emocional.

7 Recorra à técnicas de relaxamento e respiração

Essas são técnicas que eu, pessoalmente, uso para tratar minha ansiedade e são sem por cento eficazes. Também apliquei-as aos meus momentos mais sombrios e me ajudaram muito a sair deles.

Advertisement

Os exercícios de respiração consentem que o corpo fique bem e lento. É como um recomeço do zero para se sentir mais tranquilo e confortável consigo mesmo.

O que a meditação faz é “tirar” você do mundo real por um tempo. É um encontro com o mais profundo de seu ser que o ajuda a se entender melhor.

8 Tente ter uma boa higiene de sono

Para quem sofre de ansiedade e depressão, dormir pode ser um desafio. Muitas vezes, você dorme muito, e em outras, sofre de insônia, que lhe rouba anos de vida. Por isso, procure ter um horário para dormir; também trate de adequar seu quarto para que o ambiente seja confortável. Não tome cafeína antes de dormir, isso ajudará a dormir melhor.

Um pequeno passo é o início da mudança

As grandes coisas na vida começam com um pequeno passo seguido de outro. É assim que você pode se ajudar a manter o equilíbrio durante esses períodos onde tudo pesa e nada faz sentido.

Todos podemos seguir em frente vivendo um dia de cada vez. Não desista e verá que depois da dor encontrará motivos para seguir em frente.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Estas 8 técnicas de autoayuda te darán las herramientas para enfrentarte a la depresión

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.