Estas duas coisas farão seu filho dormir bem e na cama dele!

Há alguns erros simples por trás de um sono conturbado e as tantas acordadas durante a noite. Seu filho acorda muito? Não quer dormir no berço ou na cama sozinho? Você não pode perder este artigo!

Hevelyn Klegues

O sono está diretamente ligado à rotina. Para dormir bem, a criança precisa ter uma rotina e sentir-se segura. É interessante perceber que ficamos perdidos ou que costumamos dizer que nosso dia não rende quando simplesmente não anotamos ou decidimos o que deveríamos fazer no dia anterior.

Com a criança é a mesma coisa. Imagine acordar todos os dias sem saber o que irá acontecer. A que horário ela irá comer, assistir televisão, tomar banho ou poderá brincar. É claro que ela mesma criará hábitos e passará a fazer um pouco de cada coisa a cada momento, mas, isto não será uma rotina, e você perceberá isto na hora do sono.

Dormir bem requer disciplina, e esta começa muito antes de ir dormir. É engraçado dizer, mas começa na hora em que acordamos!

O sono está ligado, então, à disciplina e à rotina. Precisamos ter o momento de assistir TV, brincar, hora da leitura (sim! Mesmo que seu filho não saiba ler, estimule a leitura, de livros de gravura para ele, faça-o folhear os livros, incuta nele o desejo) e hora do sono.

Se seu filho tem entre 2 e 5 anos, ele precisa de uma soneca de 1 hora até 1:30 minutos. Isto faz bem a ele, revigora. No entanto, se ele quiser dormir mais do que isto, chegue aos poucos e acorde-o. Dormir demais também não é adequado.

Advertisement

Agora, estas duas coisas são ESSENCIAIS para que seu filho tenha uma noite de sono tranquila e na cama dele:

Estabilidade

Você já achou que ia perder o emprego ou que algo no outro dia não daria certo? Ok, então algo não estava tão estável. Assim se sentem as crianças quando não há uma rotina. Elas não sabem o que acontecerá amanhã. Se o desenho preferido irá passar na TV, se você estará em casa para dar um beijo de bom dia, se o almoço ficará pronto e vocês comerão todos juntos, ou em outros casos, se ela estará na creche… Criar um ambiente seguro é dar à criança a estabilidade de saber que ela pode dormir tranquila, pois amanhã poderá brincar com seus brinquedos, que eles estarão lá esperando por ela, ou que a van da escola passará ao meio-dia para buscá-la para ir para a escola.

Previsibilidade

É ter uma rotina estável. Uma rotina previsível. É quando você sabe o que vai acontecer sem precisar ter muitos conhecimentos. Por exemplo, a criança que ainda não sabe ver as horas, sabe quando é meio-dia, pois a van passa para buscá-la para ir ao colégio. Isto é rotina, isto é previsibilidade! Todos precisamos disto, e as crianças muito mais, pois a previsibilidade traz sentimento de segurança, de que está tudo indo bem, tudo certo.

Com este sentimento, você pode tranquilamente explicar para seu filho que a hora de dormir chegou, e que agora está na hora de se despedir de suas coisas para ir dormir, mas que amanhã encontrará todos os seus brinquedos e coisas favoritas novamente.

Você também pode deixar seu filho escolher um brinquedo favorito para lhe fazer companhia durante o sono.

Advertisement

Após isto, coloque-o na cama, dê um beijo de boa noite e saia do quarto. Se nos primeiros dias ele começar a chorar e quiser você, você pode voltar ao quarto e lhe explicar que é hora do sono e que naquele momento você não pode mais ficar no quarto, mas que no outro dia você estará disponível para brincar e colocar seus desenhos favoritos. Se você também quiser, você pode contar alguma história, mas logo em seguida, retire-se do quarto.

Se você também seguir o passo de colocá-lo para dormir durante a tarde, você verá que ele se acostumará mais fácil com a ideia de pegar no sono sozinho.

Toma un momento para compartir ...

Hevelyn Klegues

Hevelyn Klegues é casada, mãe de uma boneca linda e formada em massoterapia. Seus principais livros de cabeceira são sobre como lidar com pessoas, como ser e formar líderes. Quando não está viajando, adora assistir a filmes e seriados de ação e suspense. Ama ler, passear ao ar livre e viajar com a família.