Estas são as coisas que você deve saber se vai ser mãe pela segunda vez

A gravidez e o parto podem ser dolorosos e extenuantes, mas valem a pena quando se trata de trazer uma nova vida ao mundo.

Erika Otero Romero

Nada é mais bonito do que a maternidade; pelo menos é um assunto que minha irmã fala muito. Na verdade, eu tendo a ser um pouco mais prática e menos romântica a respeito.

Penso que passar por uma gravidez é uma questão para mulheres corajosas, sobretudo quando assumem a responsabilidade de serem mães pela segunda ou terceira vez. É que, honestamente, não sei como conseguem.

Eu não tenho a benção de ser mãe; é algo que lamento um pouco cada dia, mas as coisas sempre acontecem por algum motivo. O que sei é que vi a minha irmã “padecer” a sua gravidez; e a verdade é que reafirmou a minha teoria de que é algo para valentes.

Não é só o parto, são as mudanças do corpo ao longo dos 9 meses. Há o mal-estar, as mudanças de humor, não poder comer o que se deseja; é o que só sabem as mulheres que o viveram.

O interessante e preocupante é que não há duas iguais. Não importa quanta experiência tenha a respeito, sua segunda gravidez nem de perto será igual à primeira.

Advertisement

Com isso em mente, a seguir, vou compartilhar com você alguns aspectos interessantes que algumas mulheres podem viver durante sua segunda gravidez:

1. Você se sentirá mais cansada na segunda gravidez

Eu acho que colocar isso é mais do que óbvio. Você tem um filho mais velho e centenas de coisas para fazer em casa. Se a isso acrescentar um trabalho fora de casa, as coisas não serão muito tranquilas.

Claro que vai estar cansada: o peso da barriga gestante, a primeira criança exigindo atenção, as mudanças do corpo; você vai estar à beira não apenas da exaustão, mas também de um colapso nervoso.

Adicione os efeitos da progesterona. Esse hormônio não apenas prepara seu organismo para todo esse processo de gravidez e parto, mas gera fadiga como efeito secundário, náuseas e nojo de comida.

Eles podem ou não estar presentes nos primeiros 3 meses da primeira gravidez. Na segunda, trazem efeitos tanto de sua ausência quanto de sua presença.

Advertisement

Há mulheres que sofrem com isso durante suas gestações, enquanto outras não experimentam nenhum mal-estar deste tipo.

A respeito da comida; possivelmente o incômodo que alguns alimentos lhe causaram durante sua primeira gravidez não estejam presentes na segunda.

3 Os movimentos do bebê

Este é um momento muito esperado pelas mulheres. Para elas é sinal de que seus filhos estão saudáveis.

Pois bem, na segunda gravidez eles serão sentidos possivelmente a partir das 13 semanas de vida do bebê. Na primeira gravidez só começam depois da 16ª semana.

4 Sensibilidade nos seios

Se algo pode ser desconfortável para uma mulher é a extrema sensibilidade nesta área do corpo. Bem, na segunda gravidez, provavelmente não terá esse desconforto e os seus seios não vão ficar tão grandes.

Advertisement

5 A barriga pode ser maior

Em muitas mulheres, a barriga pode até passar desapercebida na primeira gravidez. Algumas começam a ter barriguinhas no segundo semestre de gestação. Na segunda, surge mais cedo e se torna ainda maior.

Especialistas explicam que isso é porque os músculos abdominais foram esticados e, como esperado, não recuperaram a sua posição e tamanho original.

6 A localização do bebê

Após a primeira gravidez e parto, os músculos abdominais e pélvicos perderam muito da sua força. É por esta razão que a barriga estará em uma posição mais baixa durante a segunda gravidez. Isto não deve ser visto como um sinal de alarme; é apenas o processo do corpo feminino que já passou por uma situação “traumática”.

Há exercícios que podem ajudar a fortalecer os músculos pélvicos, assim fortalecerá essa área do corpo e evitará os mal-entendidos consequentes.

7 As contrações

Já se sabe que trazer um filho ao mundo é muito doloroso. A má notícia é que as contrações podem ser piores no segundo parto.

Advertisement

Acontece que, depois do parto, como é natural, o útero deve voltar à sua posição original. Ele se contrai para isso, tal como quando temos cólicas menstruais. Esse esforço extra faz com que as dores sejam piores. Após cada gravidez e parto posterior, será pior o nível de recuperação que é submetido o corpo.

8 As costas doerão mais

Isto se deve a um hormônio, o relaxina. Sua função é preparar o corpo para o momento do parto. O que faz é afrouxar seus músculos e articulações.

Na segunda gravidez a dor é pior, isto porque seus músculos e articulações já estavam frouxos; o que gera um mal-estar maior.

9 O parto

Você pode ter tido um parto natural sem maiores inconvenientes e o segundo ser toda uma odisseia. Há mulheres que precisam de uma cesariana. Também há segundos partos menos dolorosos, e outros que são traumáticos.

Inclusive, há mulheres cujos primeiros filhos nasceram por cesariana e o segundo por parto natural; embora as possibilidades sejam poucas, pode ocorrer.

Advertisement

Seja como for, cada mulher que dá à luz um filho é realmente corajosa e forte. Cada gravidez é única e cada parto também, da mesma forma que a criação. Se você está esperando o segundo filho, parabéns! Além das mudanças físicas, o melhor de tudo está por vir.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Estas son las cosas que debes saber si vas a ser mamá por segunda vez

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.