Estas são as razões pelas quais os jovens de hoje preferem estar solteiros

Na vida de solteiro, há aquele momento em que você se questiona se é importante ter alguém para não ficar sozinho, ou ter alguém para ser feliz.

Erika Otero Romero

Ser solteiro, para algumas pessoas, pode ser um estado ideal; ainda mais se saíram recentemente de uma relação complicada.

Permanecer solteiro por um tempo, especialmente se for o caso anterior, pode ser benéfico. Esse tempo sozinho permite curar e reconstruir-se; é necessário para recuperar o controle sobre nossas emoções e nossa vida.

No entanto, ser solteiro pode ser viciante. Uma pessoa que permanece solteira por muito tempo pode descobrir uma paz que, às vezes, uma relação não oferece. No entanto, com o tempo, a solidão pode pesar muito.

Por que há tantos solteiros hoje em dia?

  • As pessoas se acostumam tanto à solidão que já não querem compartilhar a vida com ninguém.
  • Os padrões do que procuram em um potencial parceiro são tão “altos” que são difíceis de encontrar.
  • Descobriram que, estando solteiros, são muito mais felizes.
  • Suas condições de trabalho são precárias. Por isso, decidem abster-se de constituir família, pois não têm como prover o necessário para viver.
  • Medo de repetir a história de violência de seus pais.
  • Muitos jovens acreditam que não se unir a outra pessoa e se recusar a trazer filhos ao mundo salvará o planeta.

Estudos

Recentemente, foram realizados estudos que definiram o número de jovens adultos que permanecem solteiros no mundo.

Este não é apenas um fenômeno único no Ocidente. Na Ásia é algo que está aumentando.

Advertisement

A Coreia do Sul é um país tradicional com leis trabalhistas extremamente rigorosas e um machismo culturalmente enraizado. Esses dois aspectos fazem com que tanto mulheres como homens prefiram permanecer solteiros. Além disso, as oportunidades de emprego são escassas para o nível de estudos e a concorrência que existe. Isso faz com que os jovens prefiram ter uma vida solitária a assumir responsabilidades que não podem cobrir.

Isso não acontece apenas na Ásia. Um estudo realizado no Reino Unido, em 2015, descobriu que 34% da população adulta afirmou permanecer solteira e nunca ter se casado ou convivido com seus parceiros.

Nos EUA, a sondagem Gallup de 2015 revelou que a população de jovens solteiros entre os 18 e os 29 anos é de 64%.

Na Europa, as estatísticas falam por si. As pessoas que viviam de forma independente e sozinhas chegaram ao patamar de 31,7% em 2013.

O grande peso de ficar sozinho por muito tempo

A solidão pode ser uma grande amiga. Vive-se tranquilo e no próprio ritmo; além disso, não há ninguém que lhe cause um problema por uma ninharia. É fácil entender que, depois de uma relação tempestuosa, se queira desfrutar a paz mental que a vida de solteiro oferece.

Advertisement

O problema surge quando, para evitar sair machucado nas relações, preferimos a solidão. A solidão é perigosa porque pode ser viciante. Nós estamos tão acostumamos a ir em nosso próprio ritmo, que pode ser difícil dar o primeiro passo quando queremos conhecer alguém.

Não interessa quantos amigos você tem ou em quantas festas vai. Se não sentir uma ligação especial com alguém, ficará solteiro por muito tempo.

Acredite em mim, chegará um momento em que a solidão vai deixá-lo cansado e você vai querer encontrar alguém. O problema é que você pode não saber onde procurar ou como encontrar.

Falo do meu caso pessoal. Depois de uma longa relação desastrosa, eu fiquei em pedaços. Cheguei ao ponto de preferir estar só e não sofrer; no entanto, o passar dos anos me renovou. O que mais desejo agora é encontrar alguém com quem ser feliz e ser uma versão melhor de mim mesma.

Ser solteiro é ter medo de perder a independência?

Não apostaria nisso, mas estou tentada a admiti-lo. A razão é que muitos jovens de hoje tendem muito ao egocentrismo; ou seja, acreditam que o indivíduo é o centro de tudo, de acordo com alguns sociólogos.

Advertisement

Uma das maiores preocupações das pessoas hoje é o seu próprio ser, ninguém mais. Para aqueles que têm essa visão, não há desejo de focar nas emoções e necessidades de alguém que não seja eles mesmos.

É claro que essa é uma visão respeitável da vida; no entanto, também é algo imediato que não vê o futuro. Não me refiro a essa “necessidade social de criar a própria família para o prolongamento da sua existência”. É pensar na velhice, quando não houver amigos de momento nem forças para ir em viagens ou festas.

A solidão na velhice pode ser cruel, tendo ou não família. Ainda assim, isso também depende muito da pessoa. Você sempre pode ser feliz apesar de não ter criado uma família. De qualquer forma, as pessoas sempre mudam com o tempo.

Qualquer que seja a razão que leva você a estar solteiro agora, espero que vivencie isso como uma etapa. Aproveite sua vida e pense: você quer mesmo optar por não ter um relacionamento nem ter a sua própria família? Espero que, quando puder responder, não seja tarde demais.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Estas son las razones por las cuales los jóvenes de hoy prefieren estar solteros

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.