Estas são as terríveis consequências que as crianças com carências afetivas sofrem. Seu filho pode ser uma delas?
Descubra os sintomas que seus filhos apresentam quando sofrem pela carência de seu afeto.
Adriana Acosta Bujan
Se perguntam a um pai ou mãe se seu filho é feliz, qualquer um dos dois responderia que sim, com toda certeza. Muitas vezes se pensa que se os filhos têm tudo (roupas, alimentação, saúde etc.), eles estão bem. Mas, infelizmente, em algumas ocasiões nem sempre é assim.
Na atualidade, é frequente observar muitas crianças solitárias por diversas circunstâncias, como, por exemplo, o trabalho de ambos os pais, o abandono devido a um divórcio, separação ou falecimento, inclusive por vícios como drogas e álcool.
Por isso, muitas crianças sofrem por falta de atenção, cuidados, apego, proteção e mostras de carinho por parte dos pais, afetando-os para toda a vida, provocando graves transtornos que venham a se apresentar como afetivos, somáticos ou de conduta.
Erros comuns dos pais
O problema é que muitos pais são obrigados a trabalhar e por isso compram grande quantidade de brinquedos ou outras coisas para aliviar sua culpabilidade ao saber que seus filhos sofrem pela falta de atenção, no entanto, um brinquedo não pode suprir o amor nem o carinho dos pais.
Ver televisão ou brincar com consoles de videogames também é um grande erro, já que eles nunca poderão experimentar um mundo real, o que os conduz a mais carência afetiva.
O que os filhos sentem?
Os pequenos são muito sensíveis emocionalmente, não se sentem queridos, percebem uma rejeição ou se sentem ignorados no seio familiar. Eles irão crescendo em um ambiente onde não recebem amor e carinho, e por serem jovens, é natural que preencham a carência afetiva por outros meios.
Como detectar quando os filhos sofrem de carência afetiva?
Todos somos diferentes e agimos de maneiras distintas, pelo que algumas crianças podem permanecer reclusas em seu próprio mundo e tornar-se medrosas ou tímidas. Outras podem expressar sua ira e agressividade. No entanto, os sinais comuns que fazem perceber a carência afetiva na criança são:
- Medos
- Problemas para expressar sentimentos
- Incapacidade para controlar os impulsos (para chamar atenção dos pais)
- Pouca confiança nos demais
- Transtornos de ansiedade ou déficit de atenção
- Mudanças radicais de conduta
- Poucas habilidades sociais e hostilidade
- Problemas de linguagem
- Baixa autoestima
- Transtornos de aprendizagem
- Ciúmes
- Fracasso escolar
- Vícios
- Descumprimento de regras
Consequências graves
As crianças com carência afetiva têm medo de perder as pessoas amadas, por isso sofrem um estado de ansiedade extrema permanente, busca de relações afetivas que possam suprir suas necessidades de amor e carinho.
Também afeta sua personalidade ao tornarem-se inseguras, desconfiadas e até mesmo rebeldes. Demonstram imaturidade emocional e problemas de identidade. Geralmente têm problemas para relacionar-se socialmente, e na maioria das vezes não têm amigos e suas relações amorosas na juventude ou idade adulta não são estáveis.
Como ajudá-los
A orientação de um especialista é a melhor maneira para ajudar os filhos com carências afetivas. As terapias são ferramentas para curar a ansiedade e problemas emocionais. Os pais deverão ofertar tempo de qualidade, apesar de suas múltiplas responsabilidades e obrigações. Lembre-se de que os beijos, abraços, carícias e reforço às suas qualidades, habilidades, inteligência e capacidade farão com que aumentem seu amor próprio.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Éstas son las terribles consecuencias que tienen los niños con carencias afectivas, ¿Tu hijo puede ser uno de ellos?