Este é o melhor legado que você pode deixar aos seus filhos!
Se você pudesse deixar algo valioso para sua posteridade, o que você gostaria de incluir na lista? Aqui estão três ideias que você poderia considerar.
Cindy Peterson
Imagine que lhe foi possível deixar um legado para seus filhos. O que você gostaria de incluir nessa herança? Talvez algumas das primeiras ideias que cheguem à sua mente sejam bens materiais ou de valor familiar e sentimental, porque os seus entes queridos merecem o melhor.
Tenho pensado nessas questões desde que ouvi uma das minhas tias dizer: “embora não tenha uma fortuna para deixar aos meus filhos, gostaria de encontrar algo que eles não pudessem comprar numa loja”. A verdade é que quanto mais os anos passam, mais as pessoas passam por mudanças emocionais e valorizam as coisas intangíveis, mas que têm um valor transcendental.
Por exemplo, uma avó idosa pode sentir falta de passar mais tempo com os seus netos que vivem longe, ou um pai que está trabalhando longe da sua família talvez desejasse desfrutar uma refeição com sua esposa e filhos. As situações variam segundo a pessoa, mas o princípio é o mesmo, o tempo e a distância muitas vezes nos fazem apreciar o que já não temos conosco.
A sociedade atual da qual fazemos parte geralmente nos requer tempo, o qual transcorre tão vertiginosamente, que é possível que, pouco a pouco, seja mais fácil para alguns atender outras prioridades e adiar as atividades que fortalecem o lar e a família.
A seguir, partilho três princípios que explicam por que é importante empregar nossos esforços para desenvolver relações familiares sólidas e deixar um legado familiar que não tem preço:
Embora todas as árvores familiares tenham raízes profundas, podem ser reforçadas
Sonia Meza, uma mãe de família e escritora dedicada, compartilhou em certa ocasião uma comparação da família com uma árvore, onde as raízes e ramos são separadas, mas, na realidade, pertencem uma à outra. Ela disse: “acontece algo similar com as raízes familiares: embora estejamos bem longe de parecer uma árvore, temos algumas semelhanças. Em ambos os casos, as raízes permanecem ocultas e temos que retirar um pouco de terra para verificar até onde elas chegam, quão desenvolvidas estão e em que estado se encontram”.
Isso indica claramente que, muitas vezes, a família se fortalece ao voltar o coração dos pais para os filhos e vice-versa; por exemplo, tirar um tempo para visitar os avós, pais, tios, primos e outros parentes traz grande sentido de união.
No caso das famílias que têm membros vivendo em outros países, o envio de cartas, e-mails, videochamadas e telefonemas também pode fazer uma grande diferença no fortalecimento das relações de parentesco.
O poder da palavra escrita
Um legado digno de ser valorizado por qualquer família tem a ver com a escrita, e eu gostaria de compartilhar dois aspectos disso que se relacionam com o poder da palavra escrita e inspiradora:
a) Se você tem uma biblioteca com livros edificantes em sua casa, está abrindo uma porta para seus filhos soltarem a imaginação e adquirirem conhecimento através de obras literárias que refinem suas mentes e pensamento.
b) Se você sente que deve escrever algo que veio em forma de pressentimento ou inspiração, seria uma boa ideia anotar essas palavras em um caderno ou diário. Com o transcorrer dos anos, esses tipos de reflexões podem converter-se em uma fonte consoladora para algum de seus descendentes e talvez a maneira de tocar seus corações em um nível mais vinculador e elevado.
Memórias fotográficas
Agora que as câmeras digitais estão ao alcance de qualquer pessoa com um smartphone em mãos, seria uma boa ideia fotografar cada evento familiar importante e agradável e incluí-los em um portfólio familiar ao qual todos da família tenham acesso. Ao organizá-lo por data, com o passar do tempo, se tornará uma relíquia memorável de todas as boas realizações da família.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original ¡Este es el mejor legado que le puedes dejar a tus hijos!