Este é o segredo para ter uma comunicação não verbal assertiva

Conhecer a melhor maneira de nos comunicarmos e não ser mal interpretados é quase uma ciência. Aprenda a fazê-lo da maneira correta.

Erika Otero Romero

Os seres humanos têm a capacidade de se comunicar de muitas maneiras. Isso nos ajuda a nos relacionarmos com outras pessoas. No entanto, nosso tom de voz, gestos e postura determinarão o quanto podemos agradar ou não a alguém.

Conhecer a melhor forma de se comunicar e não ser mal interpretado é quase uma ciência. Não se trata de persuadir por meio da linguagem; é conseguir expressar de maneira justa e clara o que queremos.

É fácil pensar que, tendo séculos de evolução, seria fácil transmitir o que queremos. A realidade é que não é assim; há pessoas mais hábeis que outras na hora de se comunicar.

A situação é que, muitas vezes, dizemos algo, mas os nossos gestos revelam o que realmente sentimos ou pensamos. Acreditar que o nosso interlocutor não percebe isso é um erro. As pessoas não percebem só as palavras, também o tom e a intenção; aspectos que se complementam com gestos e movimentos de todo o nosso corpo. Graças a isso, nós percebemos se alguém é sincero, se gostou do que ouviu ou se prestou atenção. O fato é que, para fazer isso, é preciso ter habilidades verbais e não verbais para se comunicar assertivamente.

Algumas pessoas são realmente abençoadas porque possuem uma grande inteligência emocional. Como bem sabemos, a inteligência emocional é a capacidade de reconhecer os sentimentos próprios e alheios; além disso, motivar-nos e ajuda a manejar de forma adequada as relações. Isso é conseguido porque a emoção é a expressão física da nossa mente, e esta nunca mente.

Advertisement

As emoções informam como processamos o que vivemos; o que é muito útil, porque nos permite estar conscientes do que dizemos e de como o dizemos.

A ciência e a comunicação assertiva

Albert Mehrabian é um psicólogo e especialista em comunicação não verbal. Além disso, é reconhecido por ser o criador da fórmula 55/38/7. Esta surgiu a partir de um estudo realizado com jovens da Universidade da Califórnia, em que se concluiu que as pessoas têm um processo comunicativo que se conforma por:

  • 7 % de comunicação verbal: o que se diz ou se escreve literalmente.
  • 38 % de comunicação paraverbal: o tom, os silêncios e o volume com o qual se dá uma mensagem.
  • 55 % por comunicação corporal: os gestos que transmitem informação a outra pessoa.

Com isso em mente, é relevante que você saiba quais são as chaves para ter uma comunicação não verbal assertiva.

1. O sorriso

Não é em todas as culturas que o sorriso é uma expressão de simpatia; entretanto, é relevante como um gesto caloroso ao se relacionar pelo menos em muitas partes do mundo.

Quando uma pessoa sorri, produz-se um “efeito espelho” com o interlocutor; ou seja, há correspondência desse gesto e produz uma sensação de causa efeito que potencializa sentimentos positivos entre ambas as pessoas.

Advertisement

É claro que isso torna muito mais fácil agradar os outros e conseguir o que se propõe. É claro que o sorriso deve ser acompanhado de gestos corporais que transmitam sinceridade e amabilidade.

2. Gestualizar sem exagerar

Outro ponto chave é expressar-se com gestos, mas sem exageros. Também se recomenda utilizar gestos abertos. Por exemplo: ao ver um conhecido com quem não se é próximo, seria estranho correr ao seu encontro para abraçá-lo. Em vez disso, é aceitável mostrar-se feliz, sorrir e estender a mão em forma de saudação.

Também é correto, ao gestualizar, mostrar as mãos, esticar os braços e pernas. Da mesma forma, devemos abrir os ombros para mostrar uma postura “aberta e de aceitação”. Além disso, é importante não cruzar os braços ou interpor objetos entre as duas pessoas; a razão é que não gera essa sensação de abertura e aceitação. Também devemos nos assegurar de que nosso rosto seja visível.

3. Contato visual

Há muitas pessoas que têm dificuldade em manter contato visual. Seja porque são tímidas ou porque sofrem de ansiedade social. Seja qual for o caso, podem aprender a se relacionar efetivamente com outras pessoas.

Ter controle sobre o contato visual é sinal de segurança. No entanto, manter o olhar fixo no interlocutor pode ser intimidante e mesmo agressivo para algumas pessoas.

Advertisement

O que é importante ter em mente é que, socialmente, as pessoas que sabem controlar seu olhar parecem mais genuínas aos seus interlocutores.

Como ponto final, os gestos não-verbais mais assertivos e úteis abrangem a postura assumida. Por exemplo: inclinar-se para frente quando se escuta e manter-se ereto quando se fala são sinais de comunicação verbal efetiva. Em sentido oposto, manter as mãos fechadas, os braços ou pés cruzados, indicam que a pessoa tem resistência para se relacionar.

Isso é muito interessante, já que nos expressamos com todo o nosso ser. Se as palavras e a linguagem corporal não estão em sincronia, os movimentos do corpo tendem a dar informação importante que nos revela uma mensagem oculta.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Este es el secreto para tener una comunicación no verbal asertiva

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.