Estes 14 maus hábitos prejudicam seus rins com o tempo
Você tem problemas renais? Talvez um desses hábitos seja a causa de seus males.
Erika Otero Romero
O corpo humano é uma máquina maravilhosamente complexa cujos órgãos dependem uns dos outros para o bom funcionamento de cada um deles e para nos manter saudáveis. Mas o corpo não consegue sozinho. Em se tratando de manter o bom funcionamento do nosso organismo, a maneira como vivemos influencia, e muito!
Os rins são um dos órgãos mais importantes do nosso corpo, pois, graças a eles, as toxinas que são liberadas em nossa corrente sanguínea, após o processo de assimilação de nutrientes, podem ser eliminadas pela urina. No entanto, os maus hábitos que temos podem danificá-los de tal forma, que se pode até morrer.
A este respeito, abaixo você encontrará uma lista de hábitos que deve mudar, evitar ou eliminar da sua vida diária, se quiser ter uma boa saúde renal e, portanto, uma excelente qualidade de vida.
1. Segurar o xixi
Não há razão para adiar a ida ao banheiro quando se está morrendo de vontade de urinar. É importante saber que isso é o que mais prejudica seus rins, pois, segundo o portal salud facilísimo, permite que as bactérias se multipliquem muito rapidamente, aumentando o risco de infecções graves no sistema urinário.
2. Tomar pouca água
A água que você bebe “lava” seus rins libertando-os das toxinas. Quando você não bebe água suficiente, seu sangue se torna muito concentrado e espesso, fazendo com que o fluxo de sangue para os rins seja insuficiente, produzindo o que é conhecido como insuficiência renal e, com ela vem a retenção de líquido.
3. Comer muito sal
De acordo com o site Salud y naturaleza, 95% do sal consumido nos alimentos é processado nos rins, portanto, ter um alto consumo de sal faz com que os rins fiquem sobrecarregados e sua função se torne mínima. Como se não bastasse, isso resultará na retenção de líquidos, aumentando o risco de doença renal e de pressão alta.
4. Uso regular de analgésicos
Pesquisadores descobriram que o uso de analgésicos para reduzir a febre, a dor ou a inflamação pode reduzir o fluxo de sangue que chega aos rins e, a longo prazo, o seu funcionamento pode ser afetado.
5. Dieta rica em proteínas
Ao comer alimentos ricos em proteínas, você força seus rins a trabalhar mais, pois aumenta a pressão glomerular e a hiperfiltração. Além disso, aumenta o metabolismo e aumenta o risco de doença renal.
6. Consumir álcool em excesso
O excesso de álcool no organismo faz com que o ácido úrico se acumule nos túbulos renais, causando obstrução tubular e aumentando as chances de sofrer de insuficiência renal.
7. Fumar
A Associação Americana de Pacientes Renais afirmou que “fumar é a causa número um de doença renal terminal (ESRD)”. Além disso, o tabagismo faz com que a frequência cardíaca aumente junto com a pressão sanguínea, fazendo com que a quantidade de sangue que chega aos rins diminua.
8. Consumir cafeína em excesso
O consumo de bebidas ricas em cafeína aumenta a pressão arterial e também sobrecarrega os rins, causando doença renal grave; isso de acordo com um estudo feito em 2002, onde foi descoberto que “o consumo de cafeína está relacionado à formação de cálculos renais e o café também pode elevar a concentração de cálcio na urina”.
9. Não prestar atenção às infecções comuns
Ignorar doenças menores, como tosse, gripe, amigdalite ou faringite, podem acabar permitindo que as bactérias cheguem aos rins e, assim, causam-lhes danos, caso não sejam tratadas adequadamente com antibióticos prescritos por um médico.
10. Não dormir bem
Estudos indicam que maus hábitos de sono podem entupir as artérias e, assim, aumentar a pressão arterial que, com o tempo, causa danos aos rins.
11. Consumo regular de refrigerantes e sucos artificiais
Sabe-se que consumir esses tipos de produtos enche os seus rins de pedras, o que torna complexo o funcionamento do sistema urinário,.
12. Comer muito alimento rico em potássio
Algumas substâncias que acompanham o potássio são difíceis de processar e eliminar pelo sistema urinário. Como resultado, se acumulam no sangue e, portanto, são muito prejudiciais.
13. Pressão alta
Sofrer de hipertensão prejudica os rins, e uma das maiores causas de hipertensão é o consumo exagerado de sal.
14. Sedentarismo
O site Salud 180 explica que as mulheres que ficam sentadas por menos de 3 horas por dia têm risco muito menor de doença renal crônica do que as que permanecem inativas por mais tempo, de acordo com estudo realizado pela Universidade de Leicester. Isso ocorre por estar associado ao aumento do risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes.
Agora que você conhece os hábitos que danificam seus rins a longo prazo, faço votos que melhore sua qualidade de vida e que, com isso, desfrute de uma saúde plena.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original Estos 14 malos hábitos a la larga dañan tu salud renal