Estimulação pré-natal: técnicas para fortalecer o vínculo entre mãe e filho
O sexto mês é o momento adequado para realizar a estimulação, pois o bebê já é capaz de se lembrar, sentir, aprender e ouvir. Mas algumas técnicas já podem ser aplicadas do terceiro mês em diante.
Paola Enriquez
A gravidez é uma experiência maravilhosa. Por isso é de suma importância que, desde esse momento – ou seja, durante os nove meses de gestação – o bebê se sinta acolhido e desejado, porque demonstrações constantes de afeto e amor o estimulam e fortalecem o vínculo afetivo do bebê não apenas com a mãe, mas também com a família.
Estimulação pré-natal consiste em um conjunto de estratégias sensoriais e psicoafetivas aplicadas ao bebê ainda no útero, criando, assim, um ambiente estimulante e proporcionando um clima emocional positivo.
Um grande número de estudos psicológicos, neurológicos, fisiológicos e bioquímicos apontam o sexto mês como o momento certo para realizar a estimulação, pois o bebê já é capaz de se lembrar, sentir, aprender e ouvir. Algumas técnicas podem ser aplicadas já do terceiro mês em diante.
Tipos de técnicas
Tátil
Podem ser utilizados vários mecanismos que geram vibrações, as quais são transmitidas pelo líquido amniótico e são captadas pelo bebê. Esse tipo de estímulo se desenvolve de forma mais eficaz no terceiro mês de gestação e produzem mudanças físicas significativas.
Para esta técnica, realize vários tipos de massagens. Basta massagear com as mãos utilizando vaselina líquida ou óleo de bebê.
Auditivo
A partir das 24 semanas de gestação, o bebê começa a captar e a responder aos sons, tanto internos como externos, razão pela qual esse sentido é mais facilmente estimulado.
O que funciona nesse tipo de estimulação é conversar com o bebê, contar-lhe histórias ou ler, cantar para ele ou fazê-lo ouvir música, colocando fones de ouvido ou um cone de papel na barriga.
Visual
Permite que o bebê, antes mesmo de vir à luz, tenha uma melhor discernimento visual, bem como uma melhor direção e orientação.
Você pode expor a barriga (coberta com um pano escuro) aos raios do sol, mas não por muito tempo; ou ligar e desligar a luz do quarto.
É realizado de forma mais eficaz a partir do quarto mês de gestação.
Motora
Nessa técnica, a estimulação é realizada através das diferentes posições em que você fica diariamente durante a gravidez, ou através de exercícios físicos apoiados por uma respiração adequada. Desta forma, a criança desenvolverá o centro de equilíbrio.
Pratique atividades simples como balançar a barriga ou exercícios de relaxamento.
Benefícios
- Oferece um clima emocional positivo e estimulante.
- Estimula a inclusão da criança na dinâmica familiar.
- Promove o crescimento e desenvolvimento normal do feto.
- Estimula o organismo.
- Melhora significativamente os processos sensoriais.
- Previne déficits prováveis (doenças).
As emoções e reações maternas causam alterações que afetam a evolução fetal, manifestando dificuldades de adaptação pós-natal, que podem desencadear futuros distúrbios de comportamento na criança.
O fato de a criança perceber o amor da mãe fará com que ela se sinta protegida por uma espécie de escudo, que diminuirá o impacto das tensões vindas de fora.
A estimulação pré-natal fornece uma base duradoura para a comunicação amorosa e os relacionamentos entre pais e filhos, assim como a estimulação precoce.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original La estimulación prenatal afianza el vínculo entre madre e hijo