Estudo mostra que sobrepeso é tão perigoso quanto a obesidade
Aqueles quilos a mais não fazem mal apenas para a aparência, eles podem abrir portas para doenças perigosas.
Renata Finholdt
Aquele pesinho a mais na balança que incomoda muita gente pode ser algo muito pior do que aparenta. O excesso de peso pode levar à morte prematura, conforme indica uma pesquisa feita por um órgão de saúde durante trinta e cinco anos seguidos e que levou em consideração cidadãos de mais de cento e noventa países.
Ao contrário do que muita gente pode pensar, não é apenas a obesidade a grande vilã das doenças cardíacas e câncer, aqueles pequenos quilos a mais na balança que causam o sobrepeso já podem contribuir para essas e outras doenças.
O Índice de Massa Corporal (IMC) que é calculado dividindo o peso pelo quadrado da altura indica sobrepeso a partir de vinte e cinco até vinte e nove e obesidade já a partir de trinta. Em ambos os casos já é possível considerar fator de risco para diabetes, doenças do coração, hipertensão arterial dentre outras.
Por este motivo ficar de olho na balança é de extrema importância.
Manter o peso dentro dos limites da normalidade, ou seja, IMC abaixo de vinte e cinco é uma tarefa que exige muita dedicação e força de vontade.
-
Alimentação cuidadosa com ingestão de frutas, verduras e legumes nas principais refeições do dia.
-
Abster-se de alimentos gordurosos e muito calóricos.
-
Aumentar a ingestão de água, inclusive substituindo a ingestão de refrigerantes e sucos artificiais e adoçados.
-
Aumentar a prática de exercícios físicos para aumentar o gasto calórico e favorecer a perda de peso.
-
Ingerir fibras através de alimentos saudáveis, uma vez que elas aumentam a sensação de saciedade e ajudam o organismo a eliminar as gorduras presentes na alimentação.
Advertisement -
Não passar muitas horas sem se alimentar para evitar um consumo exagerado na refeição seguinte.
Alguns fatores também podem contribuir para que o IMC esteja acima do ideal como: menopausa, problemas com a tireoide, ansiedade, por este motivo é importante buscar acompanhamento médico antes mesmo de iniciar o projeto dieta, esta é a melhor forma de perder peso de forma segura.
Lembre-se de que nada adianta dietas rigorosas que privam uma alimentação adequada em prol de uma perda rápida de peso, uma vez que ao final do período da dieta a tendência é que a alimentação volte ao que era antes e como consequência o peso retorne. Aprender a escolher alimentos saudáveis, praticar exercícios físicos e se alimentar com sabedoria é a forma mais correta de manter-se dentro do IMC ideal.