Estudos apontam 16 benefícios essenciais do casamento para a sociedade

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o casamento legítimo e estável traz enormes benefícios, não somente para a família, mas para a sociedade em geral.

Marcia Denardi

Embora haja uma crescente depreciação e desmoralização do valor do casamento por uma parte significativa da sociedade, felizmente estudos e pesquisas comprovam o oposto: que o casamento traz grandes benefícios para o casal, para as crianças e até mesmo para a sociedade de um modo geral. O fato de o relacionamento conjugal legal e legítimo ser, na maioria das vezes, um desafio não anula a relevância e os benefícios que essa união acarreta.

Ciência comprova: 7 vantagens do casamento e família na vida de um homem

Esta pesquisa, por exemplo, traz informações bastante significativas que demonstram a importância do casamento, não só para a família em si, como também para o desenvolvimento social. Abaixo você pode identificar alguns desses benefícios descritos em itens específicos.

O casamento e a saúde

A pesquisa apontou que a maioria dos casais casados goza de mais saúde física, emocional e longevidade se comparados a solteiros ou casais cuja relação não é estável. Abaixo estão algumas dessas constatações descritas com detalhes:

  • Em média, os casais casados são mais saudáveis, felizes e desfrutam de uma vida mais longa do que pessoas que não se casam;

    Advertisement
  • Os homens casados colhem grandes benefícios relacionados à saúde e comprometem intensamente sua saúde quando se divorciam;

  • Mães casadas têm menores taxas de depressão do que aquelas solteiras ou que não são legitimamente casadas, que apenas coabitam com seus companheiros. De acordo com a pesquisa, essa constatação ocorre principalmente porque na grande maioria dos casos, as mães casadas são mais propensas a receber apoio emocional e material dos pais de seus filhos.

O casamento e a prosperidade

  • De acordo com a pesquisa, a maioria dos casais casados legitimamente consegue prosperar financeiramente de forma mais efetiva do que pessoas solteiras ou casais que somente coabitam;

  • Os homens casados, de um modo geral, conseguem ganhar mais dinheiro do que homens solteiros. Essa pesquisa leva em consideração homens casados e solteiros com educação e história de vida semelhantes;

  • Mulheres casadas têm uma estabilidade econômica mais bem estruturada do que mulheres divorciadas ou que nunca se casaram.

    Advertisement

O casamento e os filhos

Essa pesquisa também destaca informações expressivas em relação ao desenvolvimento dos filhos, quando criados por seus próprios pais, em uma união matrimonial estável e legítima.

  • Geralmente, crianças criadas por seus pais casados são menos propensas a serem pobres e vivenciar constante insegurança financeira na família;

  • Além disso, elas têm uma tendência maior a permanecer na escola, e são menos propensas a ter problemas de comportamento e assiduidade. Na maioria dos casos, tais crianças alcançaram quatro graus de escolaridade;

  • Também são menos vulneráveis a doenças de natureza emocional, como depressão, e também a suicídio;

  • Aprendem a ter uma atitude positiva em relação ao casamento e tendem a construir seu próprio matrimônio visando a uma relação estável e duradoura.

    Advertisement

O casamento e o crime/violência doméstica

  • Outra informação notável da referida pesquisa aponta que a maioria dos casos de violência doméstica ocorre com casais de namorados ou que coabitam, que não se casaram legitimamente. Os casos são significativamente menores entre mulheres casadas, em relação a mulheres solteiras ou divorciadas.

  • Homens casados são menos propensos a ter envolvimento com crimes do que os solteiros;

  • Garotos que cresceram em lares com somente um dos pais (pai ou mãe) têm maior tendência a se envolverem em comportamentos criminais ou deliquentes, do que aqueles meninos que foram criados por pai e mãe legitimamente casados.

O casamento e a sociedade

  • A instituição do casamento proporciona confiáveis condições econômicas, sociais e efetivas para uma educação eficaz;

  • As pessoas que se casam mudam seu estilo de vida de modo a desenvolver hábitos que as beneficiam individualmente, mas que acabam influenciando positivamente a sociedade;

    Advertisement
  • Esses benefícios se estendem até mesmo para o capital social, sendo que o rendimento adquirido durante a vida em matrimônio se converte em desenvolvimento econômico, não somente para a família em si, como também para a sociedade de modo abrangente.

11 vantagens da vida de casado

Toma un momento para compartir ...

Marcia Denardi

Márcia Denardi é jornalista, musicista e uma mãe e esposa loucamente apaixonada pelos filhos e pelo marido. Tem como objetivo profissional usar a informação para fortalecer as famílias. Curta a fan page www.facebook.com/blogmarciadenardi.