Eu quero me amar, mas não sei como
A primeira vez que me olhei no espelho e disse a mim mesma que me amava, em voz alta, fiquei com um nó na garganta e acabei chorando.
Yordy Giraldo
A primeira vez que me olhei no espelho e disse a mim mesma que me amava, em voz alta, fiquei com um nó na garganta e acabei chorando. Na verdade, não foi apenas aquela primeira vez que fiz isso. Por muito tempo, quando tentei fazê-lo, acabei chorando. Imagino que fosse meu corpo emocionado por eu finalmente estar dando a ele seu lugar.
Quando éramos bebês, todos nós ouvíamos nossos pais dizendo “eu te amo” para nós. E à media que crescíamos, eles nos ensinavam a dizer o mesmo para eles, e aguardavam ansiosos até que isso acontecesse. Porém, eu nunca ouvi um pai ou mãe ensinado uma criança a dizer “eu me amo“. E, no entanto, acabei descobrindo que amar a nós mesmos é o que nos torna felizes.
Jesus ensinou: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” (Mateus 22:39). Quando lemos essas palavras, é incrível como pensamos que nossa maior obrigação é amar os outros. Mas não, o que ele diz é que você deve amar a si mesmo em primeiro lugar, e com a mesma intensidade, amar seus semelhantes. É sobre amá-los como ama a si mesmo, e não se amar como os ama.
Se você também tem dificuldade em se amar, ofereço algumas reflexões para que considere com carinho. Desejo que sejam úteis para você:
1. Ame porque você está vivo!
Não consigo pensar em um argumento melhor para você dar e se dar amor do que demonstrar gratidão pelo fôlego da vida que ainda tem. Estar vivo é ter todas as possibilidades, e uma forma de mostrar que se ama é aproveitar cada uma delas.
2. Seus pontos fortes e fracos
Ninguém é imensamente bom nem absolutamente mau. Todos nós temos uma dose de cada. De qualquer forma, trabalhe para mudar o mal e preservar o bem. Amar a si mesmo com suas virtudes e defeitos é a maior prova de amor que pode dar.
3. Ame a si mesmo porque você há amor dentro de você
Se há amor dentro de você, você não pode drená-lo, não precisa produzir méritos para se amar. Você precisa se amar para saber o que o amor significa, caso contrário, permitirá que os outros o tratem de maneiras que não são amorosas, o que pode levar você a pensar que é a forma correta de se amar.
O amor não machuca nem é vítima, nem é pela metade.
4. Sua mente e corpo
O amor tem a característica de ser protetor, busca sempre o bem-estar da pessoa amada. Se nos amarmos, buscaremos precisamente o conforto, a paz, a felicidade e a fortuna em nós mesmos e de nós mesmos.
5. Ame seu próximo
Nem todos os amores são românticos, não se engane nem distorça o propósito do amor. Não se trata de ser popular e ganhar fã-clube. Amar é respeitar, cuidar, compreender; é buscar o bem-estar.
Aprender a amar a nós mesmos não é tão difícil, nós o dificultamos porque achamos que não merecemos. Nós deixamo-nos sobrecarregar com as ideias que os outros têms sobre nós e permitimos que influenciem uma decisão que deveria ser apenas nossa.
Então vá em frente, corra para um espelho e olhe para si mesmo. Reconheça quem você é, aceite-se como você é, valorize o que você é e ame a si mesmo!
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Quiero quererme, pero no sé cómo