Evite estas 5 situações que destroem famílias
Sente que sua família está se desfazendo? Se você não sabe como lidar com isso, aqui você encontrará algumas ideias para evitar que sua família se destrua.
Adriana Acosta Bujan
As famílias são afetadas por diferentes situações que podem destruí-las a cada dia. Quantas vezes você já achou que a sua família estava se autodestruindo? Refiro-me a problemas de desintegração real: a falta de comunicação, violência, infidelidades, vícios, depressões. Embora a vida também esteja cheia de momentos maravilhosos, a maioria das famílias passa por momentos difíceis. Quando não sabemos como agir perante eles, corremos o risco de enfrentar a autodestruição familiar.
É importante aprender a identificar e agir diante das situações adversas que se apresentam em nossa vida. Pessoalmente, considero que estas sete situações que compartilho aqui são as mais destrutivas. Por isso, é importante saber enfrentá-las:
1. Infidelidade
Um dos medos de todas as famílias é a infidelidade. Muitas mulheres se casam iludidas e apaixonadas, desejando que o amor dure para sempre. Muitos homens acreditam que chegou a felicidade eterna. Às vezes, não acontece assim. Se o seu parceiro age de forma diferente, a sua economia está estagnada, descobriu mentiras, preocupa-se demasiado com sua aparência, e se há suspeitas em seu coração, é preciso enfrentar o problema.
Não presuma nada, esclareça as coisas antes de agir. A solução é a sinceridade e a confiança; falem e deixem claros seus sentimentos. Abram seus corações e tentem compreender a dor e as consequências destrutivas que a infidelidade pode trazer à sua família. Procurem ajuda profissional, evitem a autodestruição como caminho fácil. Ajam imediatamente.
2. Doença
Se você está passando por uma situação em que seu estado de saúde afeta gravemente a sua família, reúna-os e fale sobre as soluções e consequências de sua doença. Aconselho a procurar ajuda médica especializada, e lembre-se que quase todas as doenças podem ser curadas ou enfrentadas com êxito quando são tratadas a tempo. Não deixe que um problema de saúde o afaste de quem ama e destrua a sua família.
3. Violência na família
Uma coisa é discutir, discordar e até gritar quando se fala no seio familiar, mas se há violência física e/ou emocional constante, deve-se procurar soluções ou sua família terminará destruída e muito ferida.
Primeiro, aceite o problema. Não há pior cego, que quem não aceita o que vê. Se necessário busque ajuda profissional para enfrentar a situação. Se quem gera a violência é você, seja humilde e peça perdão. Busque ajuda especializada para evitar essa conduta destrutiva.
4. Dinheiro
A escassez de dinheiro ou o excesso de bens podem chegar a destruir uma família. Aja para evitar estas situações. Seja por escassez ou excesso, a solução sempre será a humildade, o amor e a comunicação saudável. Tudo o que fizer, faça-o na companhia de seus entes queridos, seja honesto no manejo do dinheiro e sacrifique-se em favor de sua família, para alcançar objetivos e metas em comum.
5. Dependência
Se a sua família sente a dor causada pelos vícios, não guarde entre si, como um segredo. Falem-no em família e ajam de acordo com as soluções que julguem pertinentes para evitar que a situação se agrave, chegando a consequências dolorosas ou fatais. Este é um assunto delicado, mas é importante aceitar quando há um vício em nossa família. Existem hoje centros de reabilitação que ajudam muitas famílias a evitar a sua destruição por causa do vício.
O mais importante é aceitar que sua família esteja passando por uma situação autodestrutiva. Mas não se frustre e não se deixe abater, ao contrário: aja na busca de soluções em família, ante qualquer problema que se apresente. A fé e a comunicação são fatores elementares para evitar a destruição familiar. Você verá que muitas coisas boas virão à sua vida se aprender a enfrentar os momentos adversos e transformá-los em motivos para fortalecer a unidade familiar.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Evita estas 5 situaciones que destruyen familias