Exercitando o bom humor na hora da necessidade
Veja como suprir as necessidades com o bom humor, tendo uma crença de que algo melhor estar por vir.
Fernanda Ferraz
É comum a maioria das pessoas achar difícil ter bom humor quando está faltando algo em sua vida. O termo necessidade significa precisar. Necessidade de algo, pode ser um sentimento, um desejo, de ordem financeira, emocional ou fisiológica.
Motivos
. Não é nada fácil, quando algo importante nos falta, mas temos que encontrar os motivos certos para superar a carência de algo, como por exemplo, um cônjuge, um bem material, saúde ou tranquilidade. Esses motivos são o que nos impulsionam a prosseguir alegremente, com bom humor, acreditando que apesar de doloroso, vai passar e o melhor pode ser esperado porque na hora certa o que tanto almejamos vai se realizar.
O melhor, ainda estar por vir
. Essa é a confiança que todos nós devemos ter diante de uma ou mais necessidades. Pensar e colocar em mente que apesar das dificuldades, algo melhor está por acontecer, algo de bom pode e certamente vai chegar.
Paciência
. É aí que entra nossa amiga paciência. Ela vai nos ajudar a suportar, trilhar o caminho da necessidade de modo mais equilibrado. É acreditar e confiar que, com o tempo, empenho e fé as coisas entrarão nos eixos e que não é preciso se desesperar, entendendo que tudo tem propósito.
Encontrar soluções criativas
. Usar a imaginação em horas de necessidade é a melhor forma de manter o bom humor. Durante a vida, eu já tive muitos motivos para chorar, mas sempre pensei que as lágrimas apesar de lavar minha alma, não iriam resolver os problemas em questão, então resolvi sempre manter uma perspectiva bem-humorada e confiante.
Às vezes, nos falta algo e não temos os recursos específicos ou indicados e comuns para conseguir suprir determinadas necessidades. O mais relevante é criar formas para solucionar os problemas. Eu já criei inúmeras formas para resolver questões urgentes, de formas menos convencionais para providenciar o que me faltava, e consegui; depois, mais soluções surgiam, até o definitivo milagre acontecer.
Não desanimar
. Para se ter bom humor em épocas de necessidades, tem que ser firme e convicta de que não se pode desanimar! Parar de pensar tanto “e se…” e ser corajosa de não manchar sua integridade em troca de um punhado de ilusão que, apesar de trazer momentos de prazer, com certeza vai arrastar tristeza e pesar juntos, em algum momento.
Controle das emoções
. Em dias assim, em que a tempestade te sacode e empurra ou coloca pressão, você não pode explodir. Muita calma nesses momentos; não adianta ficar nervosa, descontar nos outros com gritos ou aspereza ou ainda ficar para baixo. Controle suas emoções para ter e conquistar diariamente o equilíbrio, sem magoar ou ferir ninguém.
Sorrir
. O sorriso em si, tem uma energia positiva, capaz de expulsar a negatividade num momento difícil, trágico ou que envolva algum tipo de carência. Exercite sorrir e verá os bons efeitos que isso traz, ao invés de demonstrar amargura que por si só traz desespero e angústia.
Porque sempre há esperança, mas para termos fé no amanhã, no algo melhor, é preciso acreditar, confiar e ter bom humor, até mesmo nos momentos de necessidades.