Faça sua parte com fé e Deus evitará que sofra
A fé é acreditar no que não se vê e confiar que tudo o que acontece na sua vida é para o seu bem.
Erika Otero Romero
É difícil ter fé. É algo com que todos temos lutado em algum momento da vida. É que, como seres humanos, é muito complicado depender de uma força externa que claramente não podemos controlar.
Talvez essa resistência a depender de Deus venha do nosso orgulho. Temos essa crença como seres humanos de que somos capazes de alcançar tudo o que nos proponhamos.
Não vamos mentir, há coisas e situações que, por mais que lutemos, não acontecem. É nesses momentos que sentimos que o mundo está caindo na nossa cabeça e perdemos toda a força interna. É natural que, quando isso acontece, sintamos com muita raiva e reneguemos.
Isso obriga-nos a deixar para trás o orgulho e a sermos humildes. E é nisso que consiste crer em Deus: em nos abandonar a Sua vontade, em nos tornar humildes e a aprender a aceitar as coisas que Ele tem para nós.
O processo de aprender a ter fé
É difícil, não vou enganá-lo. Nada é mais complicado do que aprender a ter fé.
Pense em quando você era adolescente, lembra como era chato aceitar a imposição dos pais? Agora, imagine ser adulto e depender de uma força superior para lhe dar o que precisa, não o que deseja; e que, além disso, o colocará à prova. Ele vai tirar do seu caminho o que não o ajuda a ser melhor e, em vez disso, vai pôr outras coisas.
A situação é essa, aprender a aceitar uma vontade externa sobre a nossa vida pode parecer difícil, mas necessário.
Agora, suponha que você tenha tudo o que deseja; tantas pessoas atrás de um mesmo objetivo, seria o caos. Assim como nem todos ganham na loteria, nem todos se casam com a mesma pessoa.
Além disso, muitas vezes desejamos coisas, pessoas e situações que não sabemos como realmente são. Somos apenas simples seres humanos que desconhecem o que há além. Então, quando as coisas são assim, Deus intervém para nos impedir de cair em uma situação ou relação desastrosa.
No início, quando isso acontece, ficamos irritados e frustrados. Perguntamo-nos por que tudo dá errado ou fracassamos. E é justo porque algo superior nos “tira” aquilo que queremos do caminho, que não temos uma queda mais estrepitosa.
É difícil de aceitar, mas garanto, mais tarde você vai perceber por quê.
Por que confiar e ter fé em Deus
Vou dar-lhe um exemplo:
Eu morava no exterior quando isso aconteceu. Eu estava sozinha e tentando seguir em frente. Aqueles de nós que emigraram sabem que muitas vezes devemos trabalhar no que conseguimos; que não podemos ser “requintados”, é sobreviver ou voltar para casa.
Eu sabia que, se não quisesse morrer de fome, deveria conseguir um trabalho, por mais simples que fosse. Não me importava se tivesse que limpar casas, eu o faria para poder lutar; e o fiz e não me envergonho.
Quando parecia que, finalmente, ia conseguir a minha residência, eles me negaram; então, deram-me um prazo de um mês para regressar ao meu país. Admito que foi muito doloroso; não queria voltar para minha casa porque desejava ir em frente e ajudar minha família, mas voltei.
As coisas vinham mudando desde minha estadia lá. O que havia construído nesse tempo não era mais que uma miragem; e como tal, desvaneceu-se. Cresci, aprendi e me libertei de más companhias; claro, tudo isso aconteceu precedido de muitas humilhações.
Voltar para casa foi o encerramento e a cura de todas as situações que, naquele momento, senti que foram desastrosas. Já em casa, eu me dei conta de que, por 15 meses, vivi uma boa experiência em termos de crescimento pessoal. Percebi as verdadeiras razões pelas quais muitas coisas que sonhei não aconteceram. Então agradeci a intervenção divina. Sim, porque estive muito perto de ser vítima de tremendo embuste. Então, para meu espanto, muitas coisas mudaram em meu país, e todas as portas se abriram.
Naquele momento, tudo doeu muito. Fiquei frustrada porque Deus conhecia minhas razões para sair de casa; porém, o que a certa altura considerei um retrocesso, um fracasso, foi o triunfo máximo.
O que quero dizer com isso?
Sempre me entreguei a Deus para que minha vida mudasse. Sonhava com uma existência muito diferente da que tinha; menos cheia de provas e dores. Estando fora do meu país as coisas não mudaram para melhor; as decepções foram maiores e eu sonhava com o sucesso, mas nada disto aconteceu.
O que aconteceu foi que eu vi o verdadeiro rosto de uma pessoa que não me convinha. Compreendi que tudo isso tinha que acontecer para me fazer consciente disso, para aprender a ser uma pessoa melhor e me amar mais como mulher.
Então você se perguntará onde está a fé nesta história; bem, sempre pedia a Deus sua ajuda e assistência. Orava para que as coisas funcionassem como eu queria, e foi isso que aconteceu. Me enganaram, mas ele se foi e me deixou livre; não caí em um mau emprego e voltei para minha casa. Tempo depois consegui um bom emprego; agora vivo em meu lar, longe de dores e humilhações, algo que ali vivi diariamente.
A fé não é um ato de magia onde as coisas acontecem em sua vida sem nenhuma dor. A fé o lapida, como se você fosse um diamante bruto. Às vezes, quando você é teimoso, sofre mais. Quanto mais você insiste em algo, mais lento e doloroso é o aprendizado. No entanto, quando se é humilde e aceita que as coisas acontecerão como forem melhor para você, o sofrimento é menor.
Nisso consiste a fé em Deus: em colocar nossa vida em suas mãos e confiar que tudo será como deve ser. Além disso, Ele sempre quer para você o seu bem-estar.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Haz tu parte con fe y Dios te evitará dolores