Faça um favor à sua família, aprenda trabalhar suas emoções negativas
Quando a emoção negativa prevalece sobre a razão, o resultado pode ser desastroso. Identifique suas emoções e aprenda a dominá-las
Diana Cantor Martinez
Quando um ou mais membros da família deixa extravasar suas emoções negativas no dia a dia, a convivência se torna caótica e, na pior das hipóteses, a família acaba se desintegrando. Trabalhar as emoções vai além da simples repressão ou controle delas. Trabalhar um sentimento de frustração não é o mesmo que simplesmente reprimi-lo. Quando a emoção é trabalhada de alguma forma, ela flui para fora da pessoa. Mas quando é reprimida, a pessoa sempre acaba buscando mais tarde uma forma não muito positiva de colocar para fora.
Aprenda, abaixo, um pouco sobre as emoções a forma como podem ser trabalhadas.
O que são emoções e quais são elas?
Em linguagem simples, emoção é o mesmo que sentimento, ou seja, o que sentimos diante de determinada situação ou pessoa. As emoções se manifestam no ser humano por meio de condutas ou comportamentos. Parece-me que é necessário que, em vez de simplesmente controlar essas emoções, aprendamos a trabalhá-las.
Várias emoções ou sentimentos podem gerar frustração: raiva, ressentimento, ansiedade, medo, impaciência, sensação de impotência, solidão, desamparo, injustiça, entre outros. Quando a emoção negativa prevalece sobre a razão, a situação pode ser bem desastrosa: pais que abusam física e verbalmente dos filhos, maridos que batem nas mulheres, mães que gritam incontrolavelmente, discussões e, em geral, um ambiente tenso onde basta uma pequena faísca para tudo incendiar.
Como trabalhar as emoções
Trabalhar o autoconhecimento
A maneira de reagir a determinadas situações, os valores e as características da personalidade de cada um desempenham um papel importante, mas às vezes são deixados ao acaso.
Sugiro que faça um trabalho de autoconhecimento, identificando quais emoções são as mais difíceis para você lidar, os possíveis cenários em que essas emoções ocorrem e a forma como você reage. Posteriormente, é importante entender que as emoções que você nutre e a maneira como reage depende exclusivamente de você, pois os cenários ou situações provavelmente vão permanecer.
Também é muito provável que, se você modificar seu comportamento e reações, consiga uma mudança nas situações.
Controle imediato das emoções
É importante que você aprenda, se for o caso, a conter prontamente essa mania destrutiva de reagir e evitar a todo custo se deixar levar pela emoção. Se você identificou as coisas que o incomodam e sabe como reagiria a elas, tente passar a reagir de forma diferente e, em qualquer caso, de forma pacífica, tentando sempre reduzir o nível de tensão da situação.
As discussões em família costumam ser comuns, e nelas acontece algo que é “batata”: sempre tem alguém que sente necessidade de vencer a discussão, e o problema subjacente, que deveria ser ser resolvido, é completamente deixado de lado.
Então, a primeira coisa a deixar para trás é o desejo de vencer, e focar no problema real.
Algo que também pode ajudar é pensar nas consequências. Porém, isso dificilmente é mesurado quando a razão é perdida e a emoção toma conta. Nesse sentido, creio que quase todas as situações negativas têm um começo sutil e vão crescendo até se tornarem incontroláveis.
O ideal é não deixá-las avançar e ter sempre em mente as consequências.
Trabalhar as emoções
Algumas emoções são expressões de situações não resolvidas que vêm à tona diante de qualquer diferença, e isso é mais comum em casais.
Por exemplo, quando há uma traição. O ressentimento pode estar latente e acabar vindo à tona em qualquer momento e situação. Nesse caso, é necessário fazer um trabalho sincero de perdão, de reconciliação consigo mesmo e com o cônjuge.
As emoções negativas que não são canalizadas corretamente ameaçam acabar com a paz e a tranquilidade no lar e também adoecem nosso corpo. Não é um trabalho de um dia, é um trabalho permanente que envolve um processo. O mais importante é saber o que é necessário para fazer uma mudança a fim de evitar continuar ferindo seus entes queridos.
Leia também: As emoções adoecem meu corpo. Que fazer para evitar?
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Hazle un favor a tu familia, aprende a elaborar tus emociones negativas