Faça uma horta em casa: 7 passos para preparar um canteiro

Planta é um ser vivo, tem que ser respeitado. Mão boa para plantar é aquela que se comunica com a planta. A planta se desenvolve conforme sente o ambiente, é um relacionamento mútuo.

Beth Proenca Bonilha

A oportunidade de ter um canteiro para cultivar uma horta não é privilégio para muitos. Aliás, com o desenvolvimento urbano espaços como canteiros são cada vez mais raros. Por isso se você tem esta oportunidade não perca mais tempo, mãos a obra, ou melhor, mãos na terra.

1. Escolha a área

O espaço em que vai montar a horta deve ser iluminado com sol pela manhã ou final da tarde. Evite locais escuros ou que recebam sol muito forte das 12 às 15 horas.

2. Irrigação

Certifique-se que o espaço esteja em local que facilite a irrigação mesmo que manual.

3. Preparação da terra

Limpe o espaço retirando restos de construção, garrafas, latas, lixo, sacolas e outros itens que prejudiquem o desenvolvimento da horta. Mexa e revolva a terra para deixá-la bem fofa. Isso pode ser feito com uma enxada ou rastelo, mas precisa atingir uma profundidade considerável, pelo menos 30 cm.

4. Compostagem

Utilize restos de alimentos crus como cascas de legumes, verduras, frutas e casca de ovos misturada a terra remexida, formará a compostagem ou o fortalecimento dos nutrientes da terra. Regue o espaço diariamente para que a compostagem seja eficaz.

Advertisement

5. Plantio

Após algumas semanas remexa novamente a terra que já está pronta para receber o plantio. Escolha o que quer plantar informando-se sobre o melhor período para o plantio de cada espécie, suas características, necessidades e espaços entre as mudas. Algumas espécies são plantadas diretamente nos canteiros, outras devem ser plantadas em sementeiras ou viveiros, para depois serem transplantadas para o canteiro definitivo.

6. Rega

Procure regar nos horários mais frescos do dia. A água é menos evaporada nesses períodos e mais aproveitada pelas plantas. Não jogue jatos fortes e diretos sobre as plantas e solo, isso faz com que a superfície da terra endureça ao secar impedindo que na próxima rega a água penetre com facilidade. Além do risco de quebrar as plantas com a força do jato. O ideal é pulverizar a água sobre as plantas.

7. Adubação

Faça adubação em cobertura, ou seja, coloque mais materiais orgânicos, cascas e pedaços de alimentos crus. Só que desta vez ao redor da planta. Isso auxiliará em seu desenvolvimento.

Os antigos cultivadores de hortas como avós, tios, pessoas que cresceram cultivando a terra costumam dizer que as plantas sentem a influência das mãos que cuidam delas. Por isso falar com elas, transmitir bons sentimentos enquanto cuida delas, pode ser o melhor dos adubos para seu desenvolvimento e durabilidade.

Toma un momento para compartir ...

Beth Proenca Bonilha

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu