Fale com ele de maneira positiva e mudará seu mundo

O bom das boas palavras é que elas não apenas soam bem, mas também nos fazem bem.

Yordy Giraldo

Tenho o hábito de fazer elogios. Sou do tipo de pessoa que, se não tenho nada bom para dizer, prefiro não dizer nada. Esse jeito de ser vem de uma infância marcada por uma dermatite atópica que enchia meu corpo de pruridos e provocava a zombaria de crianças e a rejeição de adultos durante toda minha infância e grande parte da adolescência.

Eles me ensinaram o quanto dói ser definido por seus sofrimentos, e os terríveis danos que se enraízam naqueles que sofrem críticas negativas sobre sua aparência. Para resumir, ainda estou lidando com problemas de autoestima. Por essa razão, “não faça o que não quer que façam a você” é como um mantra para mim.

Eu estava lendo hoje uma história que um amigo e colega compartilhou e vou replicá-la para você:

“Um dia, Thomas Edison voltou para casa da escola e entregou um papel à mãe: ‘Minha professora me deu este papel, e me disse que só o desse a você’. Os olhos de sua mãe se encheram de lágrimas enquanto lia o bilhete a seu pequeno Thomas: ‘Seu filho é um gênio. A escola é muito pequena e não tem professores suficientemente bons para treiná-lo. Por favor, ensine-o você mesma, em casa’.

“Muitos anos depois que a mãe de Edison morreu, quando já era um dos maiores inventores do século, pôs-se a buscar entre as lembranças de família. De repente encontrou, no canto de uma gaveta, um papel dobrado. Abriu-o e leu: ‘Seu filho é mentalmente lento. Não vamos mais recebê-lo na escola’”.

Advertisement

É verdade: a história não aconteceu exatamente assim, mas nos deixa duas coisas claras: primeiro, o que pode fazer o amor de mãe. E em segundo lugar, esse outro ensinamento, que é o que quero compartilhar com vocês: o poder das palavras. Tenho certeza de que ouvir o que o bilhete realmente dizia teria sido devastador para sua autoconfiança. Em vez disso, teve ao seu lado aqueles que acreditaram nele, que não permitiram que a opinião de ninguém o definisse.

O ideal seria que todos acreditássemos em nós mesmos e não deixassemos que palavras maliciosas repercutissem em nosso desempenho, mas não é assim que funciona nosso cérebro, e não podemos controlar o que dizem os outros; mas, felizmente, temos controle sobre o que nós dizemos.

Como falar de forma positiva para reforçar a confiança de quem nos ouve?

1. Não tenha medo de elogiar

“Você é genial”, “Você consegue”, “Você é superinteligente”, ” Você é muito criativo”, “Vá em frente!” São frases que podem fazer uma grande mudança para o bem daqueles que as escutam. Então, não se limite nem economize elogios.

Leia: 7 frases que você deve dizer a seus filhos todos os dias

2. Não se concentre no negativo

Em vez de dizer o que está ruim, que tal focar no que está bom e no que você pode fazer para que isso que já está bom seja ainda melhor? O mal do negativo é que nos oprime, mas o positivo nos enche de otimismo.

Advertisement

3. Imagine tudo o que pode alcançar

A imaginação tem o grande mérito de não ter limites. Que tal, então, usá-la para não nos limitarmos? Dizem que o que você imaginar e acreditar, é possível. Tente!

4. Use o que é bom

Muitas pessoas usam o negativo como um farol reverso, mas focar no negativo pode nos assustar com a possibilidade de cairmos nele. É melhor tentar replicar o que está certo, e assim você se encherá do otimismo do: “Sim, eu posso!” ao invés do que se revelou tão devastador perante problemas e desafios.

Leia: Dicas de como elogiar sabiamente os seus filhos

O bom das boas palavras é que não apenas soam bem, mas nos fazem bem. Criam um ambiente agradável, positivo, alegre e esperançoso que nos enche de entusiasmo. Por isso vale a pena apostar e mudar a forma como falamos para mudar o que sentimos. Está dentro?

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Háblale bonito y cambiarás su mundo

Advertisement
Toma un momento para compartir ...