Falta de desejo: o pesadelo de toda mãe

Você acabou de dar à luz e não entende por que não tem vontade de fazer amor?

Camila Gómez

“Antes de nossa primeira filha nascer, era maravilhoso fazer amor. Nunca nos sentimos desconfortáveis nem insatisfeitos. Mas desde que o bebê nasceu, a vontade de fazer sexo desapareceu”.

Comentários assim podem ser lidos diariamente nos diversos grupos de mães de todo o mundo que buscam, através das redes sociais, um pouco de empatia para poder afastar as milhares de preocupações que surgem durante o período do pós-parto.

É que na hora de ser mãe, há muitas coisas que ninguém menciona, nem por casualidade, uma delas é a diminuição do desejo sexual. O que faz a vontade de fazer sexo desaparecer? É normal? Acontece com todas as mulheres?

Depois de muita leitura, permito-me tentar esclarecer um pouco o panorama para você.

É normal

Esse período tem pouco a ver com o amor que você sente pelo marido, então, por favor, não pense que você deixou de amá-lo! Esse estranho momento se deve a vários fatores: hormônios, cansaço, medos e muitos outros.

Advertisement

É um período de adaptação e aceitação

O pós-parto é complicado não apenas do ponto de vista físico, mas também do psicológico. Muitas mulheres não aceitam o corpo após o parto, pois leva várias semanas para que tudo volte ao normal. E mesmo assim, temos que enfrentar um corpo do qual pouco nos falaram: seios inchados, abdômen frágil e até um andar diferente.

Por estas razões, é normal que o seu desejo sexual diminua durante este período.

Você pode sentir dor

Sim, muitas vezes a primeira relação sexual após o parto dói, seja pela episiotomia (corte), falta de lubrificação, os pontos ou nervosismo. Portanto, é melhor ir devagar e respeitar o ritmo do seu corpo.

Você está muito cansada

Você certamente está exausta. Lidar com um recém-nascido não é tarefa fácil. Acordar em intervalos de poucas horas, trocar a fralda, trocar a roupa, amamentar e entender os códigos do seu filho com certeza consome toda a sua energia.

Então, há alguma maneira de tornar esse período menos severo?

Advertisement

Conversem muito em casal

A chave para essa fase é a comunicação. Diga ao seu marido o que você sente, explique seus medos e vejam as opções para enfrentar isso juntos. Tenha em mente que essa fase não vai durar para sempre.

Converse com seu médico

Se você acha que, apesar de todas as tentativas, não consegue ir até o fim na relação sexual por conta da dor, então é hora de conversar com seu médico para que possam avaliar de maneira objetiva o que realmente está acontecendo.

Respeite o próprio ritmo

Não coloque pressão sobre si mesma, deixe o corpo curar suas feridas e depois pense em sexo. Muitos casais acabam enfrentando esse período difícil durante até um ano após o parto.

Descanse bem

Se o problema for devido ao cansaço, então é hora de começar a tirar pequenos cochilos ao longo do dia com seu filho. Assim, à noite você estará bem disposta para fazer amor com o seu marido.

E, principalmente, não tenha medo. Muitas mulheres ao redor do mundo questionam as mesmas coisas que você, pois a maternidade tem nuances entre o doce e o amargo que ninguém nos contou nem soube explicar.

Advertisement

Leia também: 8 razões pelas quais muitas mulheres detestam sexo – e como resolver o problema

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original La falta de deseo: la pesadilla de todas las madres

Toma un momento para compartir ...

Camila Gómez

Camila gosta de ler, escrever, pintar, escutar música, aprender idiomas. Ela fala inglês e faz aulas a 3 anos, falta 1 ano para ela receber certificação internacional. Ela gosta de conhecer pessoas novas.