4 razões únicas para agradecer seu pai no Dia dos Pais
Dentre as muitas coisas boas e às vezes irritantes que seu pai lhe fez, ele pode ter contribuído muito para sua saúde física e mental.
Stael Ferreira Pedrosa
O Dia dos Pais está próximo. Embora seja uma data sabidamente comercial como o Dia das Mães, das Crianças e outros, podemos torná-la realmente significativa ao expressar nosso amor e apreço por nossos pais nesse dia.
Embora devamos fazê-lo todos os dias, nossas vidas corridas, cheias de ocupação e preocupação podem nos fazer deixar passar os dias, meses e até anos sem dizer realmente a nossos pais como são importantes e o quanto os amamos e também agradecer-lhes por tudo que fizeram por nós. Eles nos carregaram mesmo quando já estávamos pesados demais para os braços de nossas mães, eles nos cuidaram e alimentaram, ensinaram a andar de bicicleta e jogar futebol.
Essas já seriam razões suficientes para agradecer a eles por todo o bem que nos fizeram. Mas existem, segundo uma pesquisa, mais razões que nem sabemos para agradecer-lhes. Mas, mesmo não as conhecendo elas foram decisivas para nosso crescimento saudável e interações sociais de qualidade.
1. Comportamento e habilidades sociais
Muitas pessoas dizem que “bastava um olhar do pai” para obedecerem. Embora nem todas as histórias sejam verdadeiras, mas apenas como meio de ensinar os filhos a obedecer sem muito esforço, fato é que as orientações paternas para que nos comportássemos, reconhecêssemos nossos erros e nos emendássemos foram decisivas para moldar-nos nas pessoas que somos hoje.
Leia: Um pai é…
Segundo a pesquisa, os pais envolvidos e presentes criaram filhos com melhores habilidades sociais do que aqueles que não se envolviam nas questões familiares. Se hoje você é um bom cidadão, honesto e cumpridor dos seus deveres, além de boa pessoa no trato com outras, você pode agradecer a seu pai por isso.
2. Saúde física
A pesquisa também mostra que o envolvimento paterno propicia às crianças brincadeiras mais vigorosas, arriscadas que estimulam seu desenvolvimento psicomotor e motor o que contribui muito para a saúde física. Crianças com pais presentes apresentaram menores riscos de desenvolver obesidade e diabetes.
Além disso, as crianças tendem a respeitar mais a ordem paterna de comer os vegetais que as maternas. Seus bons hábitos alimentares e sua saúde, possivelmente foram por iniciativa de seu pai que o aconselhava a comer as verduras e legumes e deixar de lado os “porcaritos”.
3. Não envolvimento com drogas e álcool
O uso de álcool e drogas costuma estar associado a famílias disfuncionais, pais separados e ou pai ausente. Embora nem sempre seja assim, a pesquisa aponta que a presença e envolvimento do pai durante o crescimento dos filhos têm influência no desenvolvimento de hábitos saudáveis e mantém os filhos longe de drogas e álcool. Então agradeça a seu pai por você não ter desenvolvido hábitos nocivos e por não constar nas estatísticas de viciados.
4. Sua saúde mental
Lembra quando você entrava bufando no seu quarto e dizendo que seu pai ainda o deixaria louco? Pois é, saiba que naqueles momentos ele justamente estava evitando que isso acontecesse. Com relação à saúde mental dos entrevistados, a pesquisa constatou que quando os pais são ativos e participantes na criação dos filhos, chamando a atenção, corrigindo o mau comportamento e colocando limites, os filhos tendem a apresentar menor risco para depressão ou transtornos alimentares. Então outro motivo para agradecer a seu pai é por ele ter lhe “deixado doido” enquanto você crescia. Isso foi fundamental na sua saúde mental agora.
Assista: Pai terreno, Pai Celestial
É inegável a boa influência de um pai na vida dos filhos, ainda que os filhos apresentem os problemas acima, é melhor ter um pai presente que um ausente. Então nesse Dia dos Pais, independente dos problemas que você tenha, das suas dificuldades ou transtornos, agradeça a seu pai por sua presença. Seria muito pior sem ele.
Faça algo significativo. Não apenas compre um presente ou um cartão. Faça você mesmo um cartão ou escreva-lhe uma carta agradecendo a ele por tudo que ele contribuiu para tornar sua vida um lugar melhor, embora no momento (ou ainda) você não entenda todas as suas razões. Lembre-se que os pais também tiveram que aprender enquanto criavam os filhos. Se houver algo para perdoar, aproveite o momento e o faça. Pai, assim como a mãe, é um só.