Fascite plantar: sintomas, causas e tratamento

Essa dor horrível que você sente na região do calcanhar quando pisa no chão, principalmente quando se levanta pela manhã, tem nome e tratamento.

Erika Strassburger

Alguns anos atrás, comecei a sentir uma dor horrível na região do calcanhar toda vez que pisava no chão. A dor era ainda pior quando me levantava pela manhã, eu mal conseguia caminhar. E como fico sentada durante muitas horas por dia por conta do trabalho, cada vez que me levantava, a dor vinha com tudo. O diagnóstico foi fascite plantar.

Do que se trata?

Fascite plantar é uma inflamação ou desgaste na fáscia, que é um tecido que reveste a musculatura do corpo, neste caso, da planta do pé. Ela causa dor aguda, pontadas ou queimação ao pisar no chão.

O que causa essa doença?

Seu surgimento costuma estar ligado a fatores como:

1. Excesso de Peso

A fáscia sofre uma sobrecarga excessiva e acaba sendo lesionada.

2. Prática excessiva ou inadequada de exercícios de impacto

Praticar exageradamente ou de forma errada exercícios de impacto, como corrida ou jump, por exemplo, pode prejudicar a fáscia. E se a pessoa estiver com sobrepeso, mais uma razão para pegar leve, pelo menos no início. “Às vezes a pessoa precisa perder peso antes de começar uma atividade de impacto”, disse Henrique Jatobá, chefe da fisioterapia do Comitê Olímpico Brasileiro.

Advertisement

3. Pés chatos ou planos

Ter o arco plantar mais baixo ou mais alto que o normal pode afetar a distribuição do peso do corpo, o que causa pressão na fáscia plantar.

4. Encurtamento do tendão de Aquiles

Esse tendão liga os músculos da panturrilha aos ossos do calcanhar. O uso frequente de salto alto, entre outras coisas, pode causar esse problema.

5. Infecção bacteriana

Esporão de calcâneo tem alguma relação com fascite plantar?

É muito comum as pessoas confundirem esporão de calcâneo com fascite plantar. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Esporão de calcâneo é um crescimento anormal do osso do calcanhar, apresentando um formato que lembra uma espora de pé de galo. Segundo matéria do Hospital Sírio-libanês, o esporão não costuma causar dor.

Então por que algumas pessoas com esporão se queixam de dor?

O esporão de calcâneo “pode estar associado a dores no calcanhar, assim como em outras áreas do pé e do tornozelo, porque muitas pessoas que desenvolvem essa protuberância óssea costumam ter também outros problemas”, como artrite reumatoide, fascite plantar ou alguma variação anatômica no pé.

Alívio e tratamento dos sintomas

É importante procurar um especialista para fazer o diagnóstico correto, só então será possível iniciar um tratamento apropriado. O tratamento pode incluir:

Advertisement
  • Uso de anti-inflamatórios não esteroides (precisa ser um não esteroide)
  • Uso de antibiótico somente quando há infecção bacteriana
  • Alongamento
  • Uso de calçados adequados e palmilhas especiais
  • Compressas frias
  • Fisioterapia
  • Também são indicados exercícios que fortalecem os músculos dos membros inferiores.

Se os recursos acima não surtirem efeito, talvez o tratamento cirúrgico de liberação da fáscia, ou fasciotomia, possa ser indicado. Mas são bem poucas as pessoas que precisam de cirurgia.

Em casos crônicos da doença, alguns profissionais apostam em tratamentos não convencionais, como aplicação de toxina botulínica, terapias por ondas de choque, acupuntura, entre outros.

O importante é saber que não precisamos mais ficar sofrendo, há várias formas de aliviar a dor e corrigir o problema, pelo menos até onde for possível.

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.