Fazendo arte: Desenvolva o talento que seu filho trouxe com ele ao nascer
A colagem, pintura, desenho e escultura com massinha desenvolvem a coordenação e a atenção da criança.
Helia Maria Morozini de Campos
A arte, seja ela qual for, é a própria expressão da imaginação da pessoa. Toda pessoa já nasce com algum talento, basta desenvolve-lo. Na arte, podemos desenvolver o nosso senso crítico, nossa criatividade e a nossa sensibilidade. Quando permitimos e incentivamos a arte visual numa criança, estamos ampliando a visão de mundo que ela possui. Para trabalhar artes com uma criança, podemos escolher algumas dessas áreas: desenho, pintura, colagem e escultura.
1- O desenho
No desenho, a criança desenvolve a atenção e a coordenação motora.
Se você optar por fazer desenho com seu filho, providencie um caderno, lápis de cor, giz de cera, lápis de escrever e giz molhado.
Sugira ao seu filho que desenhe a família ou um parque com árvores e o sol, depois, peça para ele pintar tudo. Coloque o seu nome e pendure em um varal. Sempre elogie sua “obra de arte” e aos poucos vá ensinando a maneira correta de pintar os desenhos. Ao desenhar a criança tem a primeira noção da escrita.
Outra opção é o desenho livre, sem que você sugira o tema.
2-Pintura
A pintura com crianças pequenas é feita com as mãos e os pés, dispensando assim o pincel.
A tinta não pode ser tóxica, tome cuidado! Você pode utilizar a tinta guache ou outra que você conheça bem.
Providencie um avental, papel para fazer a pintura, panos e água para limpar.
Deixe que a criança participe da mistura das tintas para poder aprender as cores.
Aos quatro anos, a criança começa a ter mais coordenação motora e pode fazer a pintura com cola colorida. Para isso, basta colocar anilina (corante) na cola, mas nesse caso ela vai precisar de um pincel para realizar a pintura.
3- Colagem
Providencie o material que você e seu filho vão colar, exemplos: barbante colorido, bolinhas de papel crepom, macarrões coloridos, botões coloridos, areia, lixas, pedaços de E.V.A colorido, feijões, etc.
Providencie também um papel grande, cartolina ou um caderno de desenho. Faça um desenho grande e peça para seu filho colar o material que você reservou, contornando ou preenchendo todo o desenho. Com isso a criança passa a conhecer as diferentes texturas.
Mas, se você optar em fazer colagem de gravuras, utilize figuras de revistas e tesouras sem ponta. No entanto, se seu filho ainda não sabe recortar, recorte você e peça para ele colar no caderno.
4-Escultura
A arte em escultura trabalha o equilíbrio, a coordenação visual, motora e a montagem. Com a escultura a criança passa a conhecer elementos visuais muito importantes como: o formato, o tamanho, a cor e a textura.
O seu filho pode fazer pequenas esculturas de bichinhos, utilizando a massinha colorida.
Você pode utilizar os brinquedos de montar e fazer esculturas de aves, torres ou aviões e mais uma escultura estará pronta.
Outro tipo de escultura é a feita com materiais reciclados como papelão, tampas de refrigerantes ou garrafas pet. Poderão ser feitos bonecos, carrinhos, móbiles, etc.
Bem, então arregace as mangas e mãos à obra!
Lembre-se, não faça por seu filho, deixe ele fazer sozinho tudo o que tiver ao seu alcance!