Fazer uma poupança vale a pena se o rendimento é baixo?
Informe-se. Veja as vantagens e desvantagens e decida se esta é a melhor alternativa para você.
Sônia Penha
No Brasil o investimento mais conhecido é a poupança, com inúmeros adeptos pelo país, pois quando sobra um dinheiro na mão o brasileiro investe nela. Por ser segura e prática a poupança costuma ser a porta de entrada ao mundo dos investimentos, ideal para quem está começando a guardar dinheiro. Parte do dinheiro investido nela é destinada ao Financiamento Imobiliário.
Mas será que vale a pena investir nela? O rendimento da poupança é vantajoso para o investidor?
Se você está pensando em abrir uma poupança, faça primeiro um mapa dos gastos para saber quanto você ganha, quanto gasta e onde estão suas despesas. Depois de saber como está suas finanças você poderá criar metas para as suas despesas e então incluir uma poupança nos gastos mensais. Especialistas sugerem separar 15% da renda para esse fim.
A diferença de se investir na poupança é pela simplicidade. Você pode, no banco que você tem uma conta corrente ou em outra instituição, criar uma conta poupança, basta verificar a documentação necessária.
Leia: Como ensinar seus filhos a poupar dinheiro
Quanto rende a poupança
Existem duas formas de calcular o rendimento, cada uma com regras diferentes.
Regra antiga – depósitos até 03/05/2012
o cálculo será a Taxa Referencial (TR) + 0,5% ao mês.
Regra nova – depósitos a partir de 04/05/2012
ambas dependem do valor da Taxa Selicna aplicação. Selic maior que 8,5% ao ano, o cálculo é a TR + 0,5%. Selic igual ou abaixo de 8,5% ao ano, o cálculo é a TR + 70% da Selic.
A TR é uma média calculada que só o Banco Central sabe e usada pelo governo quando da alta dos juros e rendimento da poupança baixo, e caso ela fique negativa, por norma do Conselho Monetário Nacional (CMN) de 2007, será considerada igual a zero para garantir uma renda mínima ao mês.
Riscos e taxas
Ela é um investimento seguro, o risco é a falência do banco onde se tem a poupança, e caso aconteça o Fundo Garantidor de Crédito devolve ao investidor um determinado valor ou, dependendo da instituição, até 100% do valor investido. Nenhuma taxa é exigida do investidor e o dinheiro pode ser resgatado a qualquer momento sem custo, apenas a partir do terceiro saque mensal é cobrada tarifa.
Quando investir na Poupança
Relacionado a outros investimentos, poucos são os momentos em que o rendimento da poupança vale a pena, são apenas aqueles em que você aplica o dinheiro de 1 a 3 meses, e ainda vai depender quanto o banco pode lhe oferecer em outros investimentos com a mesma segurança da poupança, como CDB, LCI ou Fundos referenciados DI. Poupança não é para investir a médio e longo prazo, é para pequenas quantias e curto prazo porque ela rende pouco.
Vantagens da poupança
-
Simplicidade e fácil acesso;
-
Garantia de até 250 mil do Governo, porém investimentos mais rentáveis também têm;
-
Tem liquidez diária, podendo sacar quando quiser;
-
O lucro é isento de Imposto de Renda.
Advertisement
Desvantagens da poupança
-
A rentabilidade é baixa;
-
Perda constante para a inflação;
-
Rende com prazos acima de 30 dias.
A poupança é um investimento seguro, porém existem opções também seguras, para quantias maiores, com baixo risco e um rendimento melhor, mais competitivas e que permite diversificar o investimento.
Para quem está começando a poupar, investir na poupança pode ser uma boa opção. Consulte um especialista, se informe e decida se esta é a melhor alternativa para você.
Leia: Como poupar dinheiro independente de quanto ganha