O que você está fazendo com o maior presente que já ganhou?
Todos nós recebemos um presente. É um presente jamais imaginado e cada pessoa tem o direito de alcançá-lo.
Stael Ferreira Pedrosa
O presente é a graça oferecida através do sacrifício de Jesus por ter vencido a morte após a ressurreição. Como o sacrifício, a ressurreição de Jesus Cristo, Sua vida, exemplo e o poder da graça podem nos ajudar a nos tornarmos mais como Ele e transformar nossa vida, auxiliando-nos a sermos mais crentes, melhores pessoas e famílias.
Embora muito falada no Novo Testamento, a graça é um princípio dos menos compreendidos.
Alguns dizem que somos salvos pela graça e não por obras e outros que nossas boas obras é que nos qualificam a receber a salvação.
A graça é um dom de Deus
A noção de um Deus gracioso, ou seja, um Deus que concede graça e bondade a todos os humanos é tipicamente cristã.
A palavra dom significa dádiva, presente. Portanto a graça é um presente de Deus a todos os seus filhos. Ela não é trocada por nossas obras.
Jesus nos deu o dom da ressurreição
Ao ressuscitar, Jesus abriu as portas para que todos ressuscitem. Nada que façamos nos faria alcançar esse dom. É presente de Deus. E foi pago com o sangue de Jesus.
Diz a Bíblia, em Romanos 3:23-24, que “todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus”. O versículo 28 continua: “Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.”
A graça não tira a necessidade de boas obras
No livro de Tiago encontramos escrituras que mostram a necessidade tanto da graça quanto das obras para o aperfeiçoamento dos filhos de Deus:
Mas dirá alguém: “Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras”. (Tiago 2:18)
“Vês dessa forma que tanto a fé como as obras estavam agindo juntas, e a fé foi aperfeiçoada pelas obras”. (Tiago 2:22)
E também em Romanos: “Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus; O qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber: A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção”. (Romanos 2:5-7)
Para melhor compreensão podemos dizer que algumas coisas recebemos por nossas boas obras e outras pela graça de Deus.
O que recebemos pela graça de Deus?
-
A ressurreição
-
Bênçãos
-
Fé
Advertisement -
Força para vencer o pecado
-
Dons materiais
-
Refinamento espiritual
-
Novidade de vida
O que recebemos por nossas boas obras e obediência?
-
Perdão, redenção dos pecados
Advertisement -
O Espírito Santo
-
Habitar com Deus para sempre
A graça de Deus nos aperfeiçoa
A graça é como a chuva que Deus faz cair sobre a terra. Nenhum de nós é a causa da chuva, tampouco nossos atos a farão cair. A graça é um presente de Deus a todos os seus filhos. E a maneira como essas bênçãos nos alcançam é quando permanecemos debaixo das mãos generosas de Deus através de nossas boas obras. É através da obediência, da fé, da bondade, caridade e o servir ao próximo que abrimos a porta e saímos para a chuva de bênçãos que cai generosamente independente de nosso querer.
Devemos estender a graça de Deus
O que devemos fazer com esse presente e como sinal de agradecimento por tudo que Deus generosamente nos dá é estender essa mesma graça ao nosso próximo. Em 1 João 4:21: “Ora, temos, da parte dele, este mandamento: que aquele que ama a Deus ame também a seu irmão”
Se Deus que é perfeito, ama e estende a sua graça a todos, sejam eles cristãos ou não, justos ou injustos, ricos, pobres, etc., quanto mais nós que somos dependentes de Deus, deveríamos amar e estender a graça a todos os seres.
Como estendemos a graça?
Segundo a Bíblia, estendemos a graça através do amor verdadeiro e puro, o mesmo que Cristo sente por todos (caridade). A caridade não é apenas a ação de ajudar e amparar, mas também o sentimento de amor puro, bondade e aceitação para com todos. Começando por nossas famílias.
Então podemos esperar em Deus e sua graça, após termos feito tudo o que pudermos fazer.
E você? O que tem feito com o precioso presente de Deus?
Leia também: Compreendendo a caridade – 6 formas de aplicá-la todos os dias