Felicidade duradoura: Como amar de maneira mais completa

Como doar mais amor para todos a sua volta sendo um bom exemplo?

Fernanda Ferraz

Amor, amor, amor, estamos sempre buscando o amor, mas na maioria das vezes queremos receber mais do que dar amor e, ao longo da vida, descobri que doar é melhor do que receber e que receber acaba sendo uma consequência de nosso empenho em amar.

Conta-se uma história que um jardineiro muito prestativo, sempre, estava a regar e cuidar das flores de seu patrão. Todo dia, o jardineiro ia regar as plantas, podar, retirar os matos, colher as folhas e flores secas, mover e adubar a terra. No jardim, ele tinha muitos amigos o girassol, as rosas, jasmins, hortênsias. Mas alguma outra flor não gostava muito de sua amizade e ignorava-o, por vezes, ele cantava, conversava com as flores e fazia o seu melhor, mas, nunca, agradava o lírio, que sempre estava zangado e posicionava o rosto contra o jardineiro. As flores conversavam entre si, sem entender o motivo de tanto desprezo do lírio pelo jardineiro. Depois de algum tempo, o jardineiro foi despedido e todas as flores sentiram sua falta, até o lírio ficou cabisbaixo e murcho, então, o girassol disse: “Você o tratava mal, agora está arrependido?” o lírio respondeu: “Não tenho mais amor, nem quem cuide de mim e, para minha infelicidade, agora não tenho mais um amigo.” Devemos ser como o jardineiro, independente do tipo da flor, de seu tamanho e de sua cor, devemos amá-lá e cuidar dela, ainda que ao nosso lado não tenhamos uma pessoa tão prestativa, quanto gostaríamos que fosse.

Fazer o bem

. Uma forma bem real e simples de amar mais é sendo bondoso, fazendo mais pelo próximo e exemplificando no cotidiano como essa bondade faz a diferença na sua vida e na vida das outras pessoas, trazendo, assim, mais luz.

Aproveite

. Para demonstrar amor não precisa de lugares, nem momentos especiais, basta que você aproveite para dar esse amor em qualquer hora do dia. Eu poderia dar inúmeras formas de demonstração de amor, mas em primeiro lugar, quero que reflita sobre como você gostaria de receber amor e, depois, pratique exercendo esse amor para as pessoas que fazem parte da sua vida. Essa atitude de amar tem que começar por você.

Primeiro e último pensamento

. Exercite sua mente a pensar mais em como amar mais e demonstrar esse amor, não só ao cônjuge, mas aos filhos, parentes, amigos, pessoas que você se relaciona no trabalho.

Advertisement

Respeitar mais

. O respeito ao próximo é uma das mais vivas provas de amor, respeito pela sua cultura, decisões e preferências.

Ser solidário

. As pessoas estão carentes de amor, de compaixão, de sensibilidade. Ser solidário e sensível ao sentimento do próximo é amar, também, e prestar apoio, seja qual for a dificuldade pela qual ele passe.

Apoiar

. Apoiar é outro modo de amar e demonstrar carinho. Você pode até nem concordar com a escolha do próximo, mas deve ser cuidadoso para não ferir sentimentos e mostrar apoio da maneira que puder.

Ser gentil

. Saber elogiar, agradecer, ser gentil cumprimentando, dando um bom-dia, boa-tarde, boa-noite, tratando todas as pessoas por igual, sendo educado.

Deseje o melhor para o próximo

. Tenha bons sentimentos para com o próximo, evite fofoca ou acusações, isso não é digno, seja leal e justo com quem quer que seja, ame até quem te odeia e mal diz, não guarde rancor e raiva por uma fofoca, comentário ou por alguém ter lhe feito alguma injustiça. Haja sempre com a verdade, assim, você nunca estará errado e será um exemplo admirável em qualquer lugar que passe.

Advertisement

Transmita paz

. Seja paz, não se associe com pessoas que gostam de confusão e busque fazer atividades que lhe tragam mais paz de espírito, podendo ser uma fonte de paz para o próximo, ouça músicas que te deem paz e faça boas leituras, conforte corações afligidos.

Dê o seu melhor

. Em tudo o que for fazer, esforce-se e empenhe-se para levar aos envolvidos o seu melhor.

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.