Festas de família: 10 atividades para envolver adultos e idosos
Um dia nossas crianças crescem e nossos pais envelhecem. Então, para todos se divertirem nas festas de fim de ano, aqui estão algumas dicas ótimas.
C. A. Ayres
Toda atividade para distrair os pequenos nas festas de família é bem-vinda porque se ficarem desanimados eles já começam a aprontar.
Mas, como distrair adultos e idosos, além da boa conversa ao colocar o assunto em dia uns com os outros? Em alguns casos é necessário levar em consideração as dificuldades motoras e cognitivas dos mais velhos, e tentar adaptar para que a experiência como um todo seja gratificante, útil, motivadora, integradora e socializadora, sem fazer ninguém se sentir mal ou envergonhado.
Algumas ideias:
1. Jogos de tabuleiro são obrigatórios.
Tem um artigo aqui no site, inclusive, que lista os melhores que você pode escolher, presentear e jogar com toda a família. Veja o artigo 12 ideias de jogos de tabuleiro para presentear ou jogar com a família.
2. Bingo familiar.
Essa é outra ideia listada no artigo 4 ideias de brincadeiras em família para o final do ano.
3. Karaokê. Quem é que não gosta de cantar?
Independente da idade, o karaokê é sempre uma boa pedida. Tenha certeza de obter músicas de todas as décadas, você pode descobrir talentos escondidos em muitos.
4. Álbum de família.
No ano passado fizemos esse e um tio de mais de 80 anos trouxe algumas fotos antigas e contou a história daquelas pessoas do nosso sangue, mas que nunca conhecemos muito bem por terem falecido há muito tempo. Foi uma das atividades mais memoráveis que já tivemos e vamos repetir todos os anos.
5. Dançar fazendo passinhos.
Quem é da década de 70 ou 80 vai amar dançarem todos juntos. De repente, a coisa pode virar uma aula de Zumba!
6. Contar histórias de vida.
Ótima ideia para já ir recordando a história de vida daquela pessoa para montar uma biografia.
7. Detalhes da genealogia que nós só sabemos quando damos ouvidos aos mais idosos de nossa família.
Aproveite enquanto eles estão aqui e peça para contarem detalhes. Conhecer nossas raízes faz toda a diferença na nossa autoestima.
8. Fazer uma colcha de retalhos.
Eu fui convidada uma vez na casa de uma prima distante, onde as mulheres na festa fizeram esse projeto. A bisavó dela tinha técnicas incríveis para juntar os retalhos, enquanto as moças mais jovens aprenderam a costurar, e todas formaram um edredom maravilhoso no final.
9. Brincadeira de perguntas e respostas.
Do tipo jogo da verdade onde uma pessoa começa e faz uma pergunta a alguém, e ela tem que responder a verdade, e depois faz uma pergunta à outra pessoa, e assim vai.
10. Google Earth.
Usem o computador para visitar todos os lugares que aquelas pessoas conhecem. Se você tem avôs imigrantes, por exemplo, ouçam as histórias e visitem os países, cidades e locais onde eles visitaram. Os mais velhos ficam boquiabertos, como eu fiquei, quando minha filha nos mostrou uma das cidades onde nossa avó havia crescido. A vozinha quando viu até chorou! Uma grande ideia!
Enfim, o importante é aproveitar a data e unir a família com o propósito correto. Nada melhor do que passar momentos juntos, conhecendo melhor uns aos outros.
Um dia as pessoas se vão, pelo menos momentaneamente, e nós viveremos sustentados por essas memórias preciosas.