Filhos Adultos: Maneiras de se ajustar a um lar vazio
Como lidar e preencher o vazio encontrado no lar? O vazio pode passar de externo para interno, e aí muitas coisas começam a não ter sentido. Veja como lidar com esta situação e encontrar a solução.
Fernanda Ferraz
Algumas situações na vida podem deixar um vazio no lar, causado às vezes pela perda de um ente querido, a quem muito se ama ou por um divórcio, outras vezes, a saída dos filhos de casa rumo a construir a sua própria família ou profissão, de qualquer forma, no lar fica sempre um vazio, quando uma dessas coisas acontece. E esse vazio pode se estender para o interior de cada um e, talvez, começar a consumir completamente o indivíduo.
O que fazer?
A melhor forma de lidar com o vazio instalado no lar e na vida é preenchendo-o. Vejamos, o relevante é saber seguir em frente, ter uma direção, esforçar-se ao máximo para ficar bem. Algumas situações vão cobrar isso de nós, e aí temos que nos mostrar sendo fortes e valentes.
Buscar motivação
. Você pode buscar motivação para preencher esse vazio, analise todas as coisas que você gosta de fazer, talvez algo que tenha deixado para trás, algo que nunca conseguiu concluir, um trabalho, um curso, um hobby. Sempre há motivos para sorrir e sonhar, independente da situação. Apesar das dores, temos que nos reconstruir todos os dias, porque se permitirmos, a dor leva tudo de nós, nossa essência, nossa personalidade, nossa alegria.
Decore a casa
Pinte, reforme, decore novamente, faça você mesmo, deixe a casa com um novo aspecto, com uma cara nova!
Retratos
. Se a saudade for muita, coloque retratos para sempre saber que, apesar de distante, aquela pessoa vai estar com você. No caso de divórcio, o melhor é não guardar nenhuma recordação.
Não alimentar o vazio
Não há nada pior do que o vazio. Ele vai tomando pequenos espaços, e a medida do tempo, parece querer consumir a pessoa por completo. Sentir vazio é muito ruim, é um sentimento de infelicidade, de que muitas coisas não têm muito sentido, é como se as coisas ao redor não conseguissem preencher. Mas é possível preencher-se de coisas, lembranças, momentos, sentimentos, pensamentos maravilhosos, mas isso requer esforço e decisão de não querer ser infeliz ou aceitar o vazio em sua vida.
Religião
. Muitas vezes, o vazio de fora se instala por dentro, quando não conseguimos enxergar os sentidos das coisas. A religião nos dá apoio em meio a essas dificuldades, com ela, nós podemos compreender nossa importância para Deus e como podemos contribuir beneficamente para a sociedade, quem sabe até sendo um auxílio para outros de como preencher esse vazio.
Buscar forças
Para mim, não há outra fonte melhor de buscar forças do que em Deus, podemos nos conectar facilmente a ele, se orarmos e conversamos pedindo orientação e ajuda.
Desatar os nós
. Quantos nós a vida já te deu? E quantas vezes desanimou-se em desatá-los? Não desista! Você tem força, você é capaz, não aceite que pessoas façam você se sentir incapaz ou inferior, você não é. Resolva seus problemas e dificuldades com sabedoria, afaste-se de pessoas que não querem o seu bem ou que não contribuem positivamente para a sua vida, preencha sua vida com harmonia e felicidade.
A felicidade não está longe
A felicidade não está longe nem é impossível de obter. Veja que, apesar de tudo, você tem coisas maravilhosas, conte as bênçãos, quando paramos de reclamar e de nos rebaixar e passamos a olhar a vida com mais gratidão, uma paz serena é capaz de nos invadir e completar as lacunas vazias trazidas pela perda, saudade ou dor.
Compreender e aceitar
As dificuldades são importantes para o nosso desenvolvimento, não adianta querer só o mar de flores, porque mesmo as flores têm seus espinhos e galhos que podem nos machucar. A questão é: Por que isso aconteceu? Tem remédio? Tem volta? Dá para mudar? O que posso fazer? Em quanto tempo consigo fazer? O que posso aprender com isso? O que fazer depois disso? Escreva em um papel e exponha as soluções, depois trabalhe em cima disso.
Movimente-se
Já diz o ditado: “Mente vazia é oficina do diabo.” É verdade, para termos bons sentimentos, temos que preencher nossa mente com boas coisas, ler bons livros, assistir a bons filmes, caminhar, visitar uma vizinha doente, ser solidário, trabalhar em um projeto comunitário. Existem diversas formas de preencher sua vida com amor e carinho. Quando fazemos mais pelo outro, recebemos muito mais bênçãos vindas do alto. Não existe idade para sentir o vazio que pode existir dentro do lar, você pode ser adolescente, adulto ou idoso.
O vazio nunca traz sentimentos bons e não deve fazer parte de nossa vida. Eu aprendi que se fizermos mais pelo outro, conseguimos vencer qualquer vazio. Passe mais tempo com quem ama, faça coisas bonitas, ajudar no jardim daquela senhora idosa que mora na quinta casa depois da sua pode ser a solução, além de ajudar ao próximo, estará fazendo algo por você mesmo, preenchendo seu tempo e fazendo coisas boas.
Agora, mande o vazio embora, porque aqui só tem lugar para a felicidade!