Fortalecer laços com seus filhos nunca foi tão fácil
Quando se trata de mostrar a seus filhos o quanto os ama, não há limites... e há muitas opções.
Erika Otero Romero
Há muitos anos que vivemos uma realidade completamente diferente. A mudança foi tão gradual que, pouco a pouco, fomos nos adaptando a ela sem nos darmos conta.
Essa mudança gradual levou os pais e as crianças a afastarem-se pouco a pouco. Não é só culpa da tecnologia que nos tem bombardeado desde os anos 90. É o estresse de pais que precisam trabalhar para manter um lar. Isso, além da recente “nova realidade” que vivemos nos últimos tempos. O confinamento excessivo, bem como a tecnologia e a superexigência escolar, podem realmente sobrecarregar uma criança.
Quer você queira ou não, as crianças percebem a situação em que você vive, só que seus processos mentais são diferentes. É justamente por isso que, para “curar-se”, seu pequeno cérebro se desconecta da realidade que vivem.
A princípio, pode ser que, como pai ou mãe, você não se dê conta, mas sim, passa. É quando você percebe que seu filho prefere comer na frente do computador, da TV ou trancado em seu quarto. E o tempo que partilham é quase nulo.
Perceber isso pode ser angustiante. Naturalmente, você começa a procurar desesperadamente formas de voltar a ter tempo com seu filho; de tirá-lo de seu confinamento e sua forma particular de mostrar que você é ultrapassado.
Como se reconectar com seu filho
Não é tão complicado como parece, mas requer interesse e tempo. Tirar uma criança do isolamento causado pelo estresse requer que os pais coloquem ação o apego positivo.
Isso significa ser incondicional; ou seja, a criança sabe que seus pais não vão falhar com ele. Por conseguinte, a criança sente-se amada, protegida, aceita e valorizada.
Como eu disse antes, para que uma criança se “reconecte” com seus pais, vai precisar que eles sejam constantes. Imagine prometer ao seu filho que vai chegar cedo em casa porque vai levá-lo ao parque, mas, por fim, não o fazer. Isso até pode acontecer uma ou duas vezes, e se você falar com seu filho, as coisas podem ser esclarecidas; no entanto, se isso se repetir muitas vezes, acredite em mim, seu filho perderá total confiança em você.
Como pais, devem garantir ao seu filho não só honestidade e constância, mas também habilidades de comunicação.
Uma criança que tem apego positivo confia em si mesma, é emocionalmente equilibrada; além disso, o vínculo com seus pais é saudável e sabe se relacionar com outras pessoas.
A questão é que alcançar esse tipo de apego positivo requer tempo e dedicação. O problema é que muitos pais não podem ou não estão dispostos a fazê-lo.
15 Maneiras de reconectar com seus filhos
Essas 15 maneiras práticas de reconectar com seus filhos parecerão muito óbvias; apesar disso, são incrivelmente eficazes quando se trata de fortalecer vínculos afetivos e de confiança com seus filhos.
Aqui estão elas:
1 Dê-lhes um tempo de leitura
Meia hora ou uma hora de leitura noturna vai ajudá-los a dormir melhor e expressar carinho.
2 Abraços
Não faz mal a ninguém um abraço pelo menos duas vezes ao dia, ainda mais quando se trata de seu filho.
3 Palavras amáveis
Você pode chamar a atenção de seus filhos por suas faltas sem ser ofensivo; só é questão de se acalmar e saber dizer as palavras corretas.
4 Passar tempo juntos
Seja para alguns jogos de tabuleiro, esportes ao ar livre, como pai ou mãe você pode acompanhar o seu filho e levá-lo para fora para se divertir um pouco.
5 Falem de temas interessantes
Nada une mais um pai e um filho do que ouvir atentamente os assuntos que interessam à criança. Sejam desenhos animados, videogames, contos ou esportes.
6 Faça coisas bonitas para o seu filho
Seja buscá-lo de surpresa na escola ou levá-lo para tomar um sorvete. Qualquer pequena atividade que traga alegria à criança fará ambos felizes.
7 Tirem fotos juntos
Uma sessão de fotos caseira vai fazer você se unirem e se divertirem; além disso, podem escolher uma e colocá-la num porta-retratos em um lugar especial.
8 Bilhetinhos carinhosos
Uma notinha em um post com uma frase bonita, ou que expresse o que sente por seu menino, é um lindo detalhe que dará valor a seu filho.
9 Seja grato
Esta é uma ação de correspondência e ensino. Se você agradecer ao seu filho quando ele lhe oferecer um sorvete ou lhe trouxer algo que você pediu, isso vai encorajá-lo a ser grato aos outros e a sentir-se confortável e feliz.
10 Interesse pelo seu dia a dia
Perguntar ao seu filho como foi na escola ou o que o preocupa mostra ao seu filho que você realmente se interessa por ele. É um fato, mas a criança terá apenas uma confirmação do que já sabe.
11 Divirtam-se cozinhado
Não tem que ser grande coisa, alguns ovos cozidos e chocolate para o café da manhã pode ser uma boa desculpa para passar um tempo juntos e se divertir um pouco.
12 Orem juntos
Nada mostra mais amor pela família do que orar juntos. A oração é uma ação que os ajuda a se compreenderem e a unir-se.
13 Visitem familiares
Você pode planejar umas férias curtas juntos para visitar os avós ou tios. Isso não só irá uni-los, mas unir também os outros membros da família.
14 Elogie-o
Dizer ao seu filho o quanto ele desenha, canta ou joga futebol bem irá ajudá-lo a melhorar o seu amor-próprio; além disso, vai ajudá-lo a depositar muita confiança em você.
15 Riam juntos
Contar piadas ou fazer pequenas brincadeiras os relaxará e os vinculará a você de maneira positiva, porque ajuda a liberar as tensões diárias.
Reafirmar os laços com os filhos não é difícil, mas requer dedicação e interesse. Se estiver disposto a fazê-lo, a verdade é que será algo que os seus filhos vão valorizar por toda a vida.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Fortalecer vínculos con tus hijos jamás fue más fácil