Gripe ou resfriado? Qual a doença que mais acomete no inverno?
Apesar de sintomas muito parecidos, gripe e resfriado são diferentes e bastante comuns no inverno. Cuide-se.
Renata Finholdt
Quando você amanhece com coriza, alguns espirros, uma certa indisposição, logo pensa: Estou gripado! Na verdade, a grande maioria das vezes em que acordamos com esses sintomas estamos apenas resfriados.
Quais são as principais diferenças entre gripe e resfriado e o que podemos fazer para nos mantermos longe das duas, uma vez que é muito mais fácil adquiri-las no inverno?
Resfriado
Você pode se sentir até indisposto, afinal de contas, dormir com o nariz congestionado não é nada agradável, sentir algumas dores pelo corpo, dor de cabeça, uma certa coriza nasal, espirro, tosse, e uma leve febre, mas nada que lhe deixe fora de seu cotidiano. Você consegue fazer suas atividades, com um pouco incômodo talvez, mas consegue adequar aqueles sintomas ao seu dia a dia.
Isso é apenas um resfriado.
Ele é transmitido por vírus e é muito comum no inverno, onde as pessoas se recolhem mais em ambientes fechados, com pouca ventilação. O resfriado é facilmente transmitido de uma pessoa a outra.
O tempo da doença é em torno de uma semana e seu tratamento é apenas para alívio dos sintomas. Medicação para dor, descongestionantes, muita hidratação e alimentação adequada normalmente são as indicações médicas para tratar um resfriado.
Gripe
A gripe, assim como o resfriado, também é transmitida por vírus, só que um vírus diferente que causa sintomas mais fortes.
As dores no corpo na maioria das vezes impedem um dia a dia normal, a febre costuma atingir valores mais altos e a indisposição geral aumenta. As recomendações médicas são as mesmas do que o resfriado, porém, no caso da gripe, o repouso é fundamental para combate da doença.
A gripe também é transmitida facilmente, por este motivo, como forma de prevenção, evitar locais fechados e com acúmulo de pessoas é algo importante para se manter longe dela.
Uma gripe pode, se não tratada adequadamente, se agravar e trazer complicações, por este motivo nunca é indicado o uso de medicamentos sem prescrição médica. Por mais que pareça algo sem importância aos primeiros sinais de uma gripe, busque auxílio de um profissional da saúde para que ele possa determinar o tratamento adequado a fim de que ela possa ser curada sem acometer ainda mais sua saúde.
A vacina para prevenção da gripe é muito indicada para evitar que ela ataque, converse com seu médico sobre essa possibilidade.