Homem de muletas gasta mais de R$ 2 mil no veterinário para descobrir que seu cão apenas o imitava. Veja o vídeo!
Será que agiu por empatia ou apenas imitou seu dono? Estudos mostram que é possível os cães sentirem empatia e imitarem os donos.
Erika Strassburger
Em junho de 2020, o inglês Russel Jones precisou engessar a perna devido a uma fratura no tornozelo. Isso forçou-o a andar mancando e de muletas. No dia seguinte ao acidente, enquanto andava pela casa mancando, ele e sua esposa, Michelle, perceberam que seu cão de oito anos, Bill, começou a mancar também. Eles ficaram preocupados que tivesse ocorrido algo com a pata de Billy, como o chamam carinhosamente.
Michelle começou a desconfiar
Michelle começou a perceber que sempre que estava sozinha com o cão, ele andava normalmente. Corria ao ar livre, pulava em um rio, como se tudo estivesse bem. Mas na presença de Russel, o amigo voltava a mancar, eles contaram em uma entrevista a um programa de TV.
Visita ao veterinário
Como o cão continuou mancando, o casal resolveu levá-lo ao veterinário para investigar o que poderia estar acontecendo. O médico pediu alguns exames de imagem e o casal acabou gastando, ao todo, 300 Euros, cerca de 2,1 mil Reais, para descobrir que não havia nada de errado com a pata de Bill. A conclusão a que chegaram é a de que ele estava apenas imitando o dono.
A história viralizou
No início de 2021, Russel postou o vídeo abaixo nas redes sociais com a legenda: “Custou-me £ 300 em taxas de veterinário e raios-x, nada de errado, apenas simpatia. Eu amo ele!”.
O vídeo viralizou em pouco tempo nas redes sociais, e a história foi parar em blogs, sites e programas de notícias. Alguns usuários sugeriram que, devido à ótima atuação de Bill, ele poderia ser contratado para atuar em filmes. Seus donos não perderam tempo, já criaram um perfil seu no Instagram. Temos que concordar que pose de artista ele tem!
Empatia ou apenas imitação?
Alguns acreditam que Bill estava mancando por empatia, outros sugeriram que foi apenas imitação. Mas é possível os animais imitarem alguma ação de seus donos? Eles sentem empatia?
Um estudo de 2013, feito por pesquisadores da Universidade Eötvös Loránd, na Hungria, com oito cães, mostrou que os cães têm memória declarativa – memória de longo prazo sobre fatos e eventos que podem ser relembrados conscientemente. Um dos pesquisadores afirmou que, por terem predisposição a aprender, eles podem imitar seus donos.
Outro estudo, este conduzido pela pesquisadora Emily M. Sanford, da Johns Hopkins University, nos Estados Unidos, e publicado no Science Daily, fornece evidências de que “os cães não apenas sentem empatia pelas pessoas, mas em alguns casos também agem com base nessa empatia. Isso acontece especialmente quando eles são capazes de suprimir seus próprios sentimentos de angústia e podem se concentrar nos do ser humano envolvido.”
Independentemente de Bill ter agido por empatia ou imitação, o fato é que foi uma atitude muito fofa, que apenas demonstra sua forte ligação com o dono. E lembrem de trazer um Oscar para esse rapazinho!
Leia também: Cão espera seu dono em hospital sem saber que ele havia morrido de Covid há três meses