Homens e mulheres casados: 9 limites a colocar naquele colega de trabalho do sexo oposto
Limites são para serem estabelecidos. Limites que mantém o perigo longe são ainda mais necessários.
Stael Ferreira Pedrosa
O ambiente de trabalho é um local onde passamos a maior parte de nossos dias. Nossos colegas costumam ser uma segunda família. Às vezes construímos amizades que podem durar por toda a vida. Outras vezes enfrentamos problemas de relacionamento. Fato é que há sempre emoção em ambientes de trabalho, porque somos seres emotivos.
Devemos manter uma postura profissional e pouco envolvida emocionalmente no ambiente profissional, mas aos poucos percebemos que amizades e laços são criados e se os envolvidos são pessoas casadas e o amigo alguém do sexo oposto, devem ter o cuidado de manter essa relação no nível da amizade pura e fraterna.
Parece excesso de cuidado, mas, segundo Williard F. Harley Jr. presidente da Marriage Builders, os casos começam com amizades.
Para isso é necessário escolher que assim será feito. A pureza de pensamentos é o fio condutor dessa amizade que a mantém no limite onde deve permanecer.
Tive um professor na 6ª série que chamava a todos os alunos de irmãzinha ou irmãozinho. No primeiro dia pensamos que ele fosse evangélico e tivesse esse hábito. Mas, daí a um tempo, alguém perguntou e ele explicou:
“Devemos ter pureza em todos os nossos relacionamentos. Para isso nada melhor que vermos uns aos outros como irmãos e irmãs. Chamar a todos que encontro assim me mantém na perspectiva do tipo de relacionamento que devo ter com as pessoas ao redor.”
Uma atitude sábia que pode e deve ser levada por toda a vida.
A decisão deve ser tomada com antecedência
Quando nos casamos, fazemos o compromisso de amar e respeitar nossos cônjuges, de sermos fiéis a eles em todos os momentos. Essa promessa é exclusiva: exclui todas as outras pessoas. A decisão de permanecer fiel deve prevalecer acima de todos os problemas do casamento. Não existe justificativa para a infidelidade. Se alguém sente que não pode mais conviver com o cônjuge, termine a relação antes de começar outra. No ambiente de trabalho esse conselho se faz ainda mais necessário.
Gostamos de ter um ambiente alegre onde uma piada ajude a passar o dia, gostamos de desabafar uma frustração ou ser cumprimentados por um sucesso. O problema é que a linha que separa amizade e romance é fina.
Como evitar que essa linha seja rompida? Essas 9 sugestões ajudam muito
-
Tome a decisão antes de começar o emprego de que não está ali para se envolver com alguém.
Advertisement -
Não fique olhando para seus colegas atraentes, não flerte.
-
Use sua aliança, mostre ser feliz em seu casamento.
-
Coloque uma foto de seu cônjuge (e filhos) em sua mesa, isso afastará muitos problemas.
-
Fale bem de seu cônjuge, apresente-o aos colegas.
-
Não faça confidências sobre seu casamento a um colega do sexo oposto.
Advertisement -
Se um colega lhe faz confidências, diga isso ao seu cônjuge para que não seja um segredo.
-
Vista-se de maneira adequada ao ambiente de trabalho.
-
Se for convidado para uma confraternização da empresa, leve seu cônjuge caso seja permitido.
Esses cuidados se fazem ainda mais necessários quando o casamento passa por um problema ou parece monótono e comum. A pessoa está fragilizada, muitas vezes magoada e pode cair na armadilha de pensar que se o cônjuge não está atendendo às suas necessidades e expectativas, ela tem o direito de encontrar alguém que o faça, e aquele(a) colega é tão atencioso(a), por que não agarrar a oportunidade quando ela existe?
Se algo assim passar por sua mente, é um sinal de alerta de que há algo a trabalhar em seu casamento. Use como incentivo para aproximar-se mais de seu cônjuge e sanar os problemas.
Mas, se a linha foi rompida e você percebe um risco iminente no seu ambiente de trabalho, previna-se. E muitas vezes essa prevenção pode implicar em atos extremos como cortar o relacionamento com alguém ou até mesmo mudar de emprego. Vale a pena preservar seu casamento e evitar sofrimentos futuros para você e quem você ama.
Sabendo guardar seu coração para evitar ser infiel ao cônjuge