Homens: O que Deus espera de vocês como maridos e pais
Que tipo de homens Deus espera que sejamos? Como podemos nos tornar a pessoa certa para a mulher que amamos? Que exemplo vou deixar para os meus filhos? Veja aqui as respostas.
João Martins
O mundo de hoje está cheio de distrações. Estamos sempre com pressa; estamos sempre distraídos com as redes sociais. Estamos desligados do mundo porque vivemos com os ouvidos tapados quando estamos ouvindo música. Os nossos olhos não observam o que está à nossa volta, mas, pelo contrário, estão fixos numa tela de alguns centímetros. As distrações são tantas que, no meio da confusão e do ruído, nós nos esquecemos de quem somos, principalmente para Deus, nosso Pai.
Como Deus, Ele espera de nós algo grandioso e bom; está em nossas mãos ser esse homem, marido e pai que Ele deseja que sejamos.
A nossa jornada começa quando ainda somos solteiros. As atitudes e atributos que trabalhamos durante estes anos irão definir, em parte, o marido (e o pai) em que nos iremos tornar quando encontrarmos a nossa cara-metade.
Vida de solteiro e o namoro
” (…) Sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, profundamente misericordiosos e afáveis.” 1 Pedro 3:8
Pedro, na sua epístola, fala em cinco atributos que podemos sempre trabalhar – a compaixão, união, misericórdia, cordialidade, amor. Estes atributos, entre outros, irão definir o nosso carácter. Será o nosso lado mais importante na relação a dois que desejamos, um dia, criar.
A beleza exterior é algo que desaparece com o tempo, mas o nosso carácter irá ficar para sempre. Também devemos cuidar dos nossos corpos, pois a nossa saúde física e mental estão dependentes do quão saudável nós estamos.
Os solteiros também necessitam fazer algo importante – têm de estar acessíveis. O que isto quer dizer é que não podemos estar fechados entre quatro paredes e, ao mesmo tempo, desejar encontrar a pessoa certa. Se desejamos encontrar a pessoa certa então devemos estar nos lugares certos, devemos nos expor e devemos deixar de olhar para as telas dos celulares e começar a olhar à nossa volta – ela poderá estar mesmo ali ao nosso lado. Depois chega o namoro e, durante este tempo maravilhoso, toda a nossa atenção deve estar centrada “nela”. Passeios, jantares, rosas, cartas de amor, serenatas, expressões de afeto entre os dois e, tudo isto, enquanto se conhecem cada vez melhor.
Que tipo de homens Deus espera que sejamos durante este tempo de namoro? Ele espera que olhemos para essa mulher com respeito, como uma filha de Deus. Deseja que sejamos honestos, cordiais e amáveis com ela. Se nós, homens, desejamos que ela seja a mulher certa, então nós vamos ter de nos esforçar para ser, também, o homem certo para ela.
O casamento
Podemos pensar que o romance durante o namoro é o auge de todas as possibilidades que nascem da união entre duas pessoas – toda a paixão que vivemos pode ser enganadora; no entanto, é apenas quando vemos a devoção e o conforto de um casamento ao longo dos anos que realmente entendemos a força e a união de um amor.
Os casais são tentados, têm discussões, problemas financeiros, crises familiares e até são afetados pela doença; à medida que se ultrapassam estas dificuldades então a força do amor aumenta. Que tipo de maridos Deus deseja que sejamos?
Uma educadora de infância, mãe e esposa – Linda Burton – afirmou: “Estou convencida que um marido é tão mais atrativo para a sua esposa quando ele está ao serviço de seu Deus e é obediente aos Seus mandamentos, principalmente em casa”.
Nós, homens, devemos ser um alicerce espiritual em nossas casas. Devemos apoiar quem amamos em todas as coisas. Devemos ser capazes de elogiar as nossas esposas e também os nossos filhos. Devemos respeitar e ser carinhosos.
Para nos ajudar a saber o que podemos melhorar, podemos fazer estas 5 perguntas:
-
Quando foi a última vez que eu sinceramente elogiei a minha esposa?
-
Quando foi a última vez que eu agradeci, demonstrei que a amo, ou até orei por ela?
Advertisement -
Quando foi a última vez que eu parei antes que dissesse algo que fosse ferir a pessoa que amo?
-
Quando foi a última vez que eu humildemente pedi perdão, ou perdoei, sem adicionar comentários para que ela se sentisse culpada?
-
Quando foi a última vez que eu escolhi ser feliz em vez de exigir estar certo?
Ser pai
Com o casamento chega a paternidade. Que tipo de pai Deus deseja que sejamos? Francisco de Assis disse que “devemos pregar o evangelho e, caso necessário, usar as palavras”, ou seja, devemos ser um exemplo em todas as nossas ações. Os filhos aprendem muito observando o exemplo de seus pais; por isso façam esta avaliação:
-
Os meus filhos sabem o quanto eu os amo? Eles sabem o quanto eu amo a mãe deles e o quanto ela me ama?_
Advertisement -
Será que eu sou um bom exemplo para eles sobre como tratar a pessoa que amamos e como tratar quem nos rodeia, tal como Deus faria?_
-
Será que através do meu exemplo os meus filhos irão respeitar, honrar e proteger as mulheres?_
-
Os meus filhos irão, através de mim, compreender o que Deus deseja para eles? Irão eles entender o quão importantes eles são?_
O nosso exemplo, como homens, maridos e pais, pode afetar muitas gerações – desde os nossos próprios filhos até aos filhos dos nossos netos.
Deus deseja o melhor para nós; Ele deseja que nós não sejamos apenas bons, mas que sejamos algo melhor; e todos nós temos o potencial para isso.