Infertilidade: O que fazer quando a cegonha se atrasa?
Infertilidade: O que fazer quando a cegonha se atrasa?
Isabel Almeida
Casar-se e ter filhos para muitas pessoas é a realização de um sonho. Muitos casais, porém, após o casamento, encontram dificuldades para realizarem esse segundo grande desejo: o de serem pais.
Vivenciar a maternidade e a paternidade para cada um tem um significado diferente como: continuar a linhagem e sobrenome da família, deixar uma marca no mundo ou, no caso das mulheres, carregar o barrigão. Quando isso não acontece, as pessoas vivenciam momentos de muita ansiedade e frustração.
Alguns casais enchem seus corações de esperança e tentam por meses, às vezes anos, mas nada conseguem além do tão cruel e temido resultado negativo.
Nesse momento de tristeza e incerteza muitas dúvidas surgem.
O que há de errado comigo?
Se você está tentando há pouco mais de um ano, tenha calma!
De acordo com a Organização Mundial Da Saúde (OMS), um casal só é considerado infértil após dois anos consecutivos de tentativa.
Caso estejam esperando há mais de dois anos, saibam que não são os únicos. A infertilidade é um problema que existe desde há muito tempo. Relatos de mulheres estéreis podem ser encontrados na Bíblia, tais como: Sara, Rebeca, Isabel, Raquel, etc.
Elas perseveraram e tiveram paciência e fé para atingirem o objetivo de se tornarem mães, gerando filhos de destaque. Hoje a infertilidade atinge até 15% da população mundial, de acordo com uma pesquisa divulgada pela revista Fertility and Sterilityde 2011.
O que fazer?
1) Procure um ginecologista e peça exames para você e seu cônjuge. Essa investigação inicial poderá apontar algumas possíveis causas para essa demora em engravidar.
2) Se os tratamentos de seu ginecologista após alguns meses não surtirem efeito, não perca tempo. Procure um especialista ou clínica de reprodução humana para lhe indicar algum procedimento mais adequado e eficaz para o seu problema específico. Existem clínicas particulares e instituições públicas. As públicas custam até 35% mais barato.
3) Estabeleça prioridades em sua vida e não tenha medo de adiar alguns projetos para correr atrás desse sonho. Lembre-se que para alguns planos como o de uma pós-graduação não existe idade. Já o período reprodutivo da mulher tem data de validade.
4) Os tratamentos de reprodução humana disponíveis atualmente são muitos e seus preços variam de acordo com a complexidade deles. Estes são alguns:
-
Indução
-
Inseminação artificial
Advertisement -
Fertilização in vitro (FIV)
-
Injeção intracitoplasmática de espermatozóide (ICSI)
5) Procure acompanhamento psicológico junto com o tratamento, pois esses tratamentos mexem muito com o emocional.
6) Mantenha uma alimentação saudável e faça atividade física.
7) Acupuntura também é indicada para quem está em tratamento de fertilidade.
8) Tenha um plano de saúde. Embora os planos não cubram esse tipo de tratamento, você pode utilizá-lo para a realização da maior parte dos exames necessários.
9) Poupe dinheiro antes. Não faça dívida para o tratamento.
10) Caso tudo isso não dê certo, enxugue as lágrimas, recarregue a bateria e comece tudo de novo. Lembre-se que as taxas de sucesso desses tratamentos são de até 40%, ou seja, pode ser necessária mais de uma tentativa.
Como dizia Fernando Pessoa, “tudo vale a pena se a alma não é pequena”. Não desista, seja otimista. Tudo ficará para trás quando conseguir ter seus filhos. É uma das experiências mais lindas da vida.
Lembre-se que a adoção também é uma opção maravilhosa para os casais que se sentem bem com essa idéia. Fica aí minha última dica, pare de esperar pela cegonha! Quem passa por isso sabe que às vezes ela não vem e o jeito é ir atrás dela.