Irmãos tóxicos, como reconhecê-los?
Reconheça estas ações de irmãos tóxicos para que consiga melhorar suas relações familiares.
Adriana Acosta Bujan
Por muitos anos, minha irmã foi minha melhor amiga, minha companheira de aventuras e confidente. Éramos inseparáveis, até que nossas vidas foram tomando caminhos diferentes, ela já não compartilhava comigo as mesmas metas e interesses, simplesmente porque cada uma tomou suas próprias decisões.
Apesar de termos sido criadas da mesma forma, ela e eu somos muito diferentes, como diria minha avó, “são como água e azeite”. Por isso, deixamos de nos falar por muitos anos, tornando-nos até mesmo inimigas. No entanto, com o passar dos anos e após a morte de nosso pai, nos reconciliamos e retomamos nossa relação fraternal.
Agora sei que, sem ela, minha vida não seria igual, eu a amo com todo meu coração e reconheço que ela sempre será meu apoio incondicional, e que aconteça o que acontecer, ela sempre contará comigo, porque sei que apesar de nossas diferenças, sempre seremos unidas pelo laço sanguíneo e o conceito que temos sobre família.
Alguns amores fraternais não são como esperamos
Ter a sorte de contar com um irmão ou vários é uma grande benção,eles sempre nos apoiarão, ajudarão e porque não dizer, nos repreenderão.
Os irmãos são incondicionais, eles se tornam nossos confidentes, melhores amigos de aventura e companheiros de vida, em poucas palavras, os irmãos são um grande presente de Deus.
Mas como tudo na vida, apesar dos laços sanguíneos e do amor incondicional que sentimos por eles, existem irmãos que, em lugar de fazer-nos bem, nos prejudicam com suas ações, palavras e atitudes, convertendo-se em nossos piores inimigos.
Devemos estar atentos para identificar essas condutas prejudiciais, pelo bem de nossa relação familiar. Então, que comportamentos têm os irmãos tóxicos?
1. Opinam sem que lhes peça
Existem irmãos que têm a necessidade de expressar suas opiniões sem que elas sejam pedidas, atuando de forma crítica e danosa. Geralmente tentam impor suas ideias, até que sejam assimiladas, acreditando que têm razão em tudo que pensam.
Costumam ser muito críticos, julgam sem conhecer o contexto das situações e costumam ferir com as palavras. Um irmão acaba tendo que ceder para evitar conflitos desnecessários, porque se não o fizer, estará ganhando um inimigo para a vida.
É correto opinar, mas não impor ideias, já que todos temos que aprender com nossos erros e não é a maneira de agir de um irmão.
2. Resolvem a vida
Existem irmãos que, por alguma razão, menosprezam a capacidade intelectual dos outros irmãos, ou seja, tratam de ajudar de maneira tóxica resolvendo a vida dos outros sem deixá-los experimentar e aprender com seus erros.
Eles acreditam serem os salvadores, guias e professores de seus irmãos, por isso estarão sempre presentes para fazer as coisas por eles. Este é, sim, um comportamento tóxico, já que se torna um obstáculo ao aprendizado de cada pessoa.
O que acontece é que, ao estarem sempre ajudando seus irmãos sem respeitar limites, isso pode ocasionar conflitos e enfrentamentos familiares desnecessários.
3. São concorrentes
Desde pequenos somos ensinados a competir, é uma maneira de aprender a explorar nossas habilidades e capacidades para conquistar nossos sonhos e cumprir nossas metas na vida. A competição sempre esteve presente em todos os âmbitos sociais e isso não é novidade.
Mas quando essa competição tem lugar entre os irmãos com o propósito de magoar ou ferir, torna-se uma situação tóxica e perigosa. Afinal, competição entre irmãos não é algo saudável.
Existem pessoas que passam todo o tempo pensando em como ser as melhores, em ser reconhecidas e amadas, sem se importar a quem tenham que prejudicar para alcançar seus objetivos.
Devemos evitar ser irmãos concorrentes, não existe motivo para fazê-lo. Afinal de contas, cada um tem um destino e caminho diferente, inclusive todos temos diferentes virtudes que nos tornam autênticos e especiais.
4. Inveja ou ciúmes
Há pessoas muito sortudas que têm sucesso na vida sem ter que se esforçar tanto para alcançá-lo, e outras que simplesmente não conseguem. Quando se dá entre irmãos, sentir inveja ou ciúmes é algo tóxico que pode destruir as relações familiares por completo.
Ao invés de alegrar-se pelo sucesso de um irmão, alguns guardam rancor e ódio no coração. A inveja e o ciúme não têm lugar nem razão para existir, cada um toma suas próprias decisões e estamos na vida para aprender algumas lições.
Portanto, não há porque invejar o sucesso alheio, ainda mais de um irmão. Pelo contrário, devemos sentir-nos contentes porque, de alguma maneira, sua felicidade é também a nossa.
Lembre-se de que você tem muita sorte por ter irmãos, por isso faça com que suas relações com eles sejam satisfatórias e boas. Evite tornar-se um irmão tóxico, afinal, os laços sanguíneos são fortes e indestrutíveis, motivo pelo qual é melhor amá-los com toda a alma e apoiá-los quando necessitarem.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Hermanos tóxicos, ¿cómo reconocerlos?