Isto é o que você deve dizer a seu parceiro quando não se sente apreciado
Nada é mais valioso no casamento do que valorizar o cônjuge.
Erika Otero Romero
Todo casal maduro sabe que a melhor expressão de amor é a que seja recíproca. Muitos recém-casados não sabem isso, mas acabam por aprender à força.
O amor é um sentimento muito delicado. Ao se casar, parece que o caminho para a felicidade é fácil; a realidade é que não é assim. Ambos os cônjuges precisam saber que os parceiros os valorizam, mas negligenciam isso. A situação é que nada mata o amor mais rapidamente do que ser ingrato.
Algumas pessoas toleram o desprezo e o distanciamento de seus cônjuges por anos; no entanto, a situação acaba cansando e o matrimônio fracassa.
Se esta é a sua situação, você deve saber que não falar sobre como se sente pode acabar com o seu casamento. É por isso que é importante saber falar com o parceiro sobre como se sente em relação a essa atitude.
A seguir, vou expor algumas maneiras pelas quais você pode enfrentar o assunto e, assim, deixar seu parceiro saber como você se sente.
1 “Sinto-me desprezada quando você não me ouve”
Muitos homens temem que a esposa lhes diga: “Temos que conversar”. Esta pequena frase é sinal para eles de que alguns problemas se aproximam. Normalmente acontece quando o casal não fala e não ouve; isso é um grande problema.
Nós, mulheres, precisamos conversar sobre como nos sentimos. O problema é que muitas têm dificuldade em ser diretas, e os homens, sendo tão literais, perdem o “fio” da conversa 5 minutos depois de iniciada.
O ponto chave é que assim que ocorrer o evento, fale de como se sente. Não deixe passar o tempo, porque vocês vão esquecer o que fizeram. Muitas vezes nem percebem que foram imprudentes e a machucaram. Diga-lhe que precisa falar, que não gosta de como ele a faz sentir quando fala com você de determinada maneira.
O truque está em falar e escutar. Se a situação dispara uma discussão sem sentido, guarde silêncio e espere que os ânimos se acalmem. Lembre-se de que para brigar é precisos dois, e quando você se cala, isso o faz saber que você não tem intenção de brigar com ele.
2 “Eu amo quando aprecia o que eu faço por você”
Não é só olhar para as falhas do outro, mas também o que ele faz para lhe agradar. Dizer-lhe que gosta quando ele repara no que você fez por ele ou por ela, motiva-o a continuar a ter essas atitudes.
Elogios sinceros são sempre agradáveis e fazem seu parceiro se sentir motivado a parecer atraente, a ter mais atitudes para chamar sua atenção.
3 “Eu gosto quando você diz ‘obrigado’ ou ‘com prazer'”
É terrível passar uma manhã inteira fazendo algo para seu parceiro e ele não valorizar. Não há que dar por garantido nada na vida conjugal. Lembre-se sempre que o seu parceiro faz as coisas porque é da natureza dele, não porque é uma obrigação.
Dizer “obrigado” ou responder com amabilidade “foi um prazer” alimenta o casamento com uma grande quota de amabilidade.
4 “Eu fico magoado(a) quando você não pede a minha opinião nem a respeita”
Um casamento cresce melhor quando as duas pessoas estão sincronizadas. Uma das maneiras de você saber que estão juntos, é quando ele pede sua opinião sobre um assunto.
Uma relação matrimonial é uma parceria, afinal de contas. É como uma empresa e as coisas sempre funcionam melhor quando se tem em conta a outra parte importante.
Não pedir a opinião de seu parceiro ou não a respeitar é doloroso e quebra a confiança. Isto fará com que, quando a opinião do ignorado for pedida, a resposta seja a mesma.
Não se esqueça: “Trate como quer ser tratado”.
5 “Sinto que muitas vezes você valoriza mais os outros que a mim”
É importante que você saiba que para o seu parceiro é muito importante que você seja sua prioridade. Não seus amigos, nem seus pais, nem seus irmãos. Eles são importantes, mas foi com ele ou ela que você formou uma família.
Não é que seja errado passar tempo com eles; mas, que não se torne um hábito, por exemplo: passar o fim de semana com amigos ou seus pais, pois seu parceiro vai ficar ressentido.
É uma questão de saber dar lugar a cada pessoa que você ama, mas sem deixar de priorizar o seu parceiro de vida.
6 “Gosto quando você reconhece suas falhas”
Não somos perfeitos e muitas vezes temos atitudes que magoam o nosso parceiro. Estar cientes dessas ações nos ajuda a sermos capazes de reconhecê-las e corrigi-las.
Quando perceber que seus atos magoaram o seu parceiro, peça desculpas. Essa é uma ação que seu cônjuge valorizará, pois é o reconhecimento de que o ama e faz o possível para fazê-lo feliz.
Não é só reconhecer suas falhas, é corrigi-las e seguir adiante.
7 “Para mim é importante que você seja honesto”
Um casamento não vai a lugar nenhum se não houver honestidade entre o casal. É muito importante que você seja capaz de falar e agir com a verdade.
Seu parceiro precisa saber que se lhe disser algo, é verdade. Nisso está cimentada a confiança conjugal. Quando mente ao seu cônjuge, estará desrespeitando-o, porque o tratará como se fosse um idiota. Ser honesto é uma excelente demonstração de amor, fidelidade e respeito.
Só me resta dizer que ter um bom casamento é questão de vontade. Quando nos esforçamos para corrigir nossas falhas, demonstramos ao nosso parceiro que o amamos.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Esto es lo que deberías decirle a tu pareja cuando no te sientes apreciado