Lembrando de 5 metas simples que toda família deve ter e que fazem a diferença
Você talvez tenha definido metas para si mesmo no Ano Novo, mas todo dia é dia de fazer metas que beneficiem toda a família. Veja 5 metas que toda família precisa ter
Saren Eyre Loosli
_Este artigo foi originalmente publicado no blog “Power of Moms” e republicado aqui com permissão, traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger.
A maioria de nós define algumas resoluções pessoais em janeiro. Mas e nossas famílias? Este é um ótimo momento para discutir o que está funcionando e o que não está em nossas famílias e decidir sobre algumas coisas que vamos trabalhar em conjunto.
Em preparação para o Ano Novo, nós nos sentamos juntos em família e falamos sobre resoluções. Compartilhamos algumas resoluções pessoais, e pensamos em algumas que a família pudesse definir para o novo ano. Cada criança escolheu uma, que segundo elas, devemos trabalhar juntos. Anotamos e aperfeiçoamos a lista de sugestões de todos e decidimos em cinco resoluções que estamos todos empenhados a trabalhar em conjunto.
Em seguida, cada criança assinalou uma das resoluções – prático: cinco resoluções e cinco crianças!
Aqui estão as nossas resoluções da família:
1. Ser pontual
Eliza incluiu as coisas que, creio eu, estou sempre a dizer em balões de diálogo na parte superior – “Estamos atrasados”, “Depressa! Eles estão esperando!”, “Eu me esforcei tanto para chegar a tempo – me ajudem!”, “Se você se apressasse um pouco mais, nós poderíamos ter chegado na hora!” – Sim, definitivamente, uma resolução que precisamos em nossa família e eu preciso melhorar o planejamento do tempo que leva para chegar a algum lugar…
2. Ser obediente
Caso você não perceba o que isso quer dizer, significa: “rapidinho, felizinho e bem”, ou seja, vamos nos esforçar mais em fazer as coisas rapidamente, felizes e bem feitas quando solicitado. Nós conversamos sobre como é irritante para os pais e para crianças, quando temos de pedir várias e várias vezes que façam as coisas e prometemos a elas que sempre vamos pedir-lhes para fazer coisas bem simples que provavelmente tomarão algo como 5-10 minutos e que podem muito bem fazê-lo, em vez de gastar esse 5-10 minutos reclamando!
3. Fazer exercícios
Silas incluiu imagens de um atleta, fazendo flexões e correndo. Estamos todos animados para nos exercitar este ano e ter a certeza de executar algum tipo de exercício todos os dias para manter nossos corpos saudáveis e evitar que as crianças fiquem agitadas e fora de controle. Uma rápida caminhada em torno do quarteirão ou subir e descer as escadas vai ajudar!
4. Ser amigável
Vamos buscar conhecer pessoas em nossa escola, vizinhança e comunidade para fazer novos amigos e ajudar aqueles em necessidade. Vamos relatar uns aos outros a cada semana sobre as pessoas que conhecemos e como pudemos ajudá-las.
5. Ser grato
Temos tanto a agradecer! E quando expressamos nossa gratidão, percebemos mais plenamente o quanto temos e podemos nos sentir mais felizes. As crianças são boas em escrever cartões e bilhetes de agradecimento aos professores, treinadores, etc. Além do dia de Ação de Graças e do Natal queremos manter essa sensação feliz de gratidão o ano todo, expressando gratidão sempre tanto individual como coletivamente uns aos outros, a Deus e, a todos aqueles que de alguma maneira afetam nossas vidas.
Afixamos as cinco resoluções na porta da geladeira para que todos possam mantê-las em mente esta semana. Então, no domingo seguinte, nos reuniremos na mesa de jantar para conversar sobre como cada um está fazendo sua resolução familiar e nomear a nós mesmos ou alguém para receber um “prêmio” por ser o mais grato, amigável, obediente, pontual, ou bom em exercícios. O “vencedor” de cada prêmio afixará a resolução na qual foi bem na porta do quarto durante a semana e deve trazê-la de volta à mesa de jantar no domingo para a premiação da próxima semana. Vou colocar cada papel em um protetor de plástico para que não se estraguem ao longo do ano.
E, quem sabe? Talvez a gente vá querer mudar as coisas depois de um tempo e focar em algumas resoluções diferentes. Isso será muito bom. Mas as crianças escolheram essas resoluções e têm uma sensação de propriedade delas, então vamos honrar isso e começar forte com estas cinco.
Todo este processo levou menos de uma hora e todos nos sentimos animados para o ano novo! Esta manhã, todos estavam à mesa na hora certa para o café da manhã e fomos na hora certa para a escola. As crianças foram rápidas e alegremente obedientes esta manhã. Conversamos no carro no caminho para a escola sobre as estratégias para sermos amigáveis e gratos na escola e ideias para o que vamos fazer como exercício de hoje.
Por enquanto, tudo bem!