Liberdade supervisionada: Entenda a necessidade de fazer isso com seus adolescentes

Limites nos filhos. Qual é o ideal, quando é demais? Aqui o que você precisa fazer para ter filhos que façam boas escolhas.

C. A. Ayres

Adolescência é um tempo onde os jovens aprendem e solidificam muitas habilidades sociais e pessoais. E festas podem ser boas oportunidades na vida de um jovem. São encontros divertidos que os ajudam a desenvolver relações sociais. Para alguns jovens, porém, podem significar momentos de ansiedade e baixa confidência além de nervosismo.

Antes de continuar, leia o artigo 5 maneiras de estabelecer limites aos filhos adolescentes.

Um exemplo é quando nossos filhos adolescentes têm uma festa para ir, pais e mães ficam apreensivos que alguma coisa saia errado. Afinal, álcool, drogas e comportamentos imorais estão presentes em grande escala hoje em dia. É importante que os filhos tenham oportunidades de fazer novos amigos, desenvolverem habilidades sociais e se divertirem, mas ao mesmo tempo são necessários alguns ensinamentos e supervisão. Algumas dicas:

  1. Tenha certeza que a festa a acontecer conte com a supervisão de adultos.

  2. Se necessário, entre em contato com os adultos responsáveis para verificar a segurança e padrões do local, bem como a supervisão dada.

    Advertisement
  3. Algumas regras precisam ser estabelecidas bem como algumas perguntas feitas em ordem de assegurar a segurança de todos na festa, como: Quantos amigos irão; se álcool ou drogas são possíveis; se música muito alta será tocada e qual tipo; se haverá iluminação necessária; quais alimentos serão servidos (importante principalmente se seu filho tem alergia a determinados alimentos); quais atividades terão, se brincadeiras, esportes ou jogatina; se for permitido o uso da piscina, verifique regras de vestuário.

  4. Se houver álcool, piscina, possibilidade de drogas, quartos disponíveis na casa, é necessário estabelecer uma regra de forma que o adolescente consiga discernir se precisa realmente estar nesses locais. Aprender a deixar um local em caso de ver qualquer coisa imoral ou ilegal acontecendo é o ponto chave para a confiança entre pais e filhos. Mas a melhor opção é não brincar com o perigo.

  5. Estabelecimento de horários de chegada em casa e saída da festa, e avise seu filho com antecedência.

  6. Tenha certeza que ambos estão claros sobre as regras e consequências.

Se for você a dar uma festa ou fazer uma atividade em seu lar para reunir os amigos dos filhos, tenha certeza de algumas precauções:

Advertisement
  • Não sirva álcool e não permita a entrada do mesmo.

  • Não aceite cigarro ou drogas de forma alguma.

  • Planeje com antecedência atividades entre os jovens.

  • Estipule regras para uso da casa, dos banheiros.

  • Coloque horário de início e término.

    Advertisement
  • Como pais, vocês têm a responsabilidade de providenciar um local seguro para seu filho e os amigos.

  • É ilegal e perigoso servir álcool para menores de idade.

  • Observe as leis de barulho na maioria dos locais das 10 da noite às 8 da manhã que não é permitido.

  • Planeje brincadeiras divertidas de forma que seu filho e os amigos se divirtam de forma saudável.

  • Não precisa ficar de plantão, eles apenas precisam saber que você está em casa e é sério em relação às regras.

    Advertisement

Lembre-se que trazer os amigos de seus filhos em casa é melhor do que viver na dúvida de onde ele está ou o que está fazendo e com quem. Conhecer os amigos e suas famílias também é uma boa medida para assegurar que seus ensinamentos e regras serão cumpridos.

Porque eu tive somente um filho homem, eu sempre incentivei que ele tivesse muitos amigos, mas desde cedo eu o ensinei a escolher, e ao mesmo tempo ser empático com amigos que não tinham as mesmas instruções em casa e faziam algumas más escolhas. Além dos limites, ele aprederá a ser uma boa influência e um bom amigo também.

Monitore seus filhos também on-line, nas redes sociais, e fique de olho nas fotos postadas das festas. Cada atividade que seu filho faz dá-lhe a oportunidade de conhecer pessoas de vários âmbitos. Não precisa sufocá-lo, mas demonstre confiança após as regras claras. Um dia eles lhe agradecerão.

Leia também: Lidando com os amigos de seu filho que você não aprova

Toma un momento para compartir ...

C. A. Ayres

C. A. Ayres é mãe, esposa, escritora e fotógrafa, pós-graduada em Jornalismo, Psicologia/Psicanálise. Visite seu website.