Luta pelo poder nos relacionamentos
Busque soluções para todos os conflitos causados em virtude da luta pelo poder em seu relacionamento. Não é fácil; mas, juntos, vocês vão conseguir.
Adriana Acosta Bujan
“Eu sempre faço o que ele diz”, “ele não me entende, não me escuta”, “ela faz o que quer, não está nem aí para mim”, “meu marido quer sempre que seja feito o que ele quer e ponto final”, “meu cônjuge faz sempre faz exatamente o contrário do que lhe peço”.
Essas frases certamente são familiares para você, pois os relacionamentos chegam a um estágio em que os casais começam a ter conflitos devido à luta pelo poder.
Esta situação é muito frequente. Quando a paixão passa e os casais começam a ter certa estabilidade emocional, eles se mostram como realmente são, deixando de lado os interesses, necessidades e preferências da pessoa amada para poderem ter mais independência.
Nesse ponto do relacionamento, as pessoas buscam focar no próprio bem-estar, retomando sua vida, pensando no que querem, seus gostos, preferências, sem ter que reprimir suas opiniões ou decisões.
Ou, então, consentir com situações que não são do agrado do outro, pois acreditam que seu relacionamento é totalmente estável e que não precisam reconquistar a pessoa amada.
É aí que surge a luta pelo poder na relação, onde os dois lutam por suas crenças, por suas opiniões e por sua individualidade. De certa forma, podemos chamar de egocentrismo, já que eles começaram uma guerra para ver quem está certo. Tendem a esquecer que o relacionamento deve ser gratificante para ambos, que devem trabalhar em equipe para atingir seus objetivos e sonhos.
Você não vai me dizer o que fazer!
Não é nada fácil parar de lutar pelo poder em um relacionamento. Essa disputa geralmente é causada por alguma carência afetiva ou emocional, insegurança, inferioridade ou por se sentir pouco valorizado. É aí que se começa a culpar o outro pelos os erros, e o caos se instala, colocando em risco a estabilidade do relacionamento.
Agora, o que fazer para evitar essa situação?
1. O dois são uma equipe
Pode acontecer de seu parceiro estar determinado a achar que está sempre certo em tudo, que é ele quem controla seu bem-estar e a família. Porém, ele não tem que deixar você de lado se forem uma equipe que têm os mesmos sonhos, metas e objetivos.
É necessário dialogar com a pessoa amada, procurar ter uma comunicação assertiva para que ela compreenda que é possível transpor qualquer adversidade entre os dois, que a opinião e as soluções de ambos serão ouvidas, valorizadas e colocadas em prática.
2. Fazer acordos
Deve haver limites no relacionamento; melhor dizendo, os dois devem chegar a acordos de respeito mútuo, sem desvalorizar opiniões, sentimentos, emoções ou concepções. Ou seja, parar de subestimar o cônjuge por achar que ele não é capaz de resolver conflitos ou propor soluções.
O casal deve fazer acordos, por exemplo: “eu lhe escuto e você me escuta sem interromper”, para que ambos possam expressar livremente o que sentem, pensam e acreditam; “ninguém decide nada até que os dois estejam totalmente de acordo”, “ambas as opiniões são valiosas”, entre outras ideias.
3. O amor é maravilhoso
Reconquistar-se, sair da rotina e esquecer por alguns instantes das responsabilidades e obrigações farão com que sua relação se fortaleça e vocês parem de brigar pelo poder em sua relação. Quando vocês dois se sentem amados, compreendidos e ouvidos, é mais provável que resolvam seus conflitos.
Evite deixar o fardo das responsabilidades para uma só pessoa, delegue funções que tornem o fardo mais leve e que façam vocês sentirem que estão se ajudando mutuamente. Isso fará o amor ser mais forte e intenso; sintetizando: indestrutível.
4. Ceder
É importante que os dois aprendam a ceder às vezes, que se deem a oportunidade de decidir por ambos, desde que ambos estejam de acordo. Dessa forma, vocês podem aprender com os erros e, assim, fortalecer seu relacionamento.
Se as coisas não correrem como o esperado, vocês não devem procurar um culpado, pois a responsabilidade por essa decisão será compartilhada.
5. Avaliar as alternativas
Felizmente, existem muitas alternativas para resolver os problemas do dia a dia, por isso o casal deve esclarecer todas as soluções possíveis para avaliá-las e escolher a melhor para o benefício de ambos.
Agora, para chegar nesse ponto, é importante perguntar ao outro o que ele acha, o que ele sente. Isto é, fazer com que se sinta valorizado. Assim, os dois deixarão de lutar pelo poder.
6. Intimidade
Para pararem de lutar pelo poder, é importante o contato físico e a intimidade, pois reforçam o vínculo de amor que existe entre vocês. Aqui ninguém tem razão, ninguém está no comando, são uma só alma, um só espírito, um só corpo que vai no mesmo caminho, que querem a mesma coisa.
Lembre-se, os conflitos podem ser resolvidos quando ambos fazem a sua parte, quando se entregam, respeitam-se, ouvem um ao outro e se valorizam. O amor os tornará invencíveis! Então, não haverá mais lugar para uma disputa de poder.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original La lucha de poder en las parejas