Madrastas e Padrastos: Como conquistar um enteado rebelde
Casou de novo mas seus enteados estão lhe causando alguns problemas? APRENDA 6 passos para conquistá-los e viver em harmonia.
Izabel Torquato
A rebeldia é uma escolha, todos nós somos livres para saber o que é certo e o que é errado. Porém, para um enteado, a rebeldia com a madrasta ou padrasto torna-se uma expressão da rejeição. Nesse caso, devemos esquecer a rebeldia do enteado e termos como objetivo o amor.
Quando demonstramos verdadeiro amor, tudo se transforma. Citarei alguns passos importantes nessa busca por harmonia familiar:
1. Respeite
os hábitos que o enteado possui.
2. Ensine
por meio do exemplo. Com muita paciência e atenção, conquistamos e ajudamos os hábitos ruins a tornarem-se hábitos melhores. Mas é bom lembrar de que não podemos impor aquilo que pensamos ser o melhor, e sim vermos o que realmente fará o nosso enteado progredir dentro da família.
3. Conhecimento
: busque sinceramente conhecer o enteado, saber do que ele gosta, pelo que tem interesse.
4. Participe
de momentos com o enteado, por meio de recreação e atividades em família. Interaja na busca por envolvimento social e mantenha a harmonia.
5. Amizade
: ao mantermos o enteado como amigo, garantimos o pleno sentimento de puro amor. Afinal, todos nós temos a necessidade de nos sentirmos aceitos, e com esforço e comprometimento podemos alcançar o objetivo de aceitarmos aquilo ou aquele que nos é diferente.
6. Converse com os pais dele
Converse com seu cônjuge e peça sua ajuda para que os filhos dele lhe respeitem. Se necessário, converse com o ex-cônjuge de seu cônjuge sobre suas intenções de querer viver em paz e fazer pelos filhos dele o melhor que puder para que vivam em harmonia.
Muitas vezes, pensamos somente em nós mesmos e naquilo que desejamos. Se quisermos ter uma família feliz, teremos que deixar de lado o nosso egoísmo e buscarmos o bem-estar do outro. Não devemos tentar questionar os pensamentos ou sentimentos alheios. Aceitando as pessoas como elas são, somos mais felizes.
Lembre-se que seu enteado é uma criança ou um adolescente, então, você como adulto tem a obrigação de agir de forma mais equilibrada e civilizada. Imponha respeito mas através do exemplo, com paciência e calma. Lembre-se também que, ao aceitar seu novo cônjuge, já o conheceu com os filhos do casamento anterior, e paciência precisa haver para recomeçar uma vida com uma nova família. Não imponha sua presença.
A harmonia e confiança se conquistam com esforço, muito trabalho e demonstrando amor verdadeiro ao nosso próximo, que pode pertencer ou não a nossa família. Devemos lembrar que todos nós somos viajantes nesta vida e podemos ser felizes quando nos propomos a agir com humildade e a praticar a caridade.