Mãe, agora que também sou mãe, quero lhe dizer uma coisa

Você é importante na minha vida, e eu preciso lhe dizer como me sinto.

Fernanda Gonzales Casafús

Eu estava acabada! Meu bebê chorava sem parar. Meu marido não estava em casa. E minha filhinha ficava me pedindo tudo aos gritos. Eu não conseguia me controlar. E naquele momento em que eu estava aos pedaços, minha mãe chegou para “juntar os cacos”.

Suas mãos, que me embalaram quando eu era bebê, agora estavam embalando meu filho. Sua paz foi acalmando a choradeira do neto, e eu caí na sofá enquanto minha filha subia em cima de mim para tirar uma soneca.

De repente, como em um passe de mágica, a casa ficou em silêncio. Meus filhos dormiram e eu, no torpor de um descanso surpresa, ouvia pratos vindos da cozinha.

Ela, sem conseguir se controlar, deu um jeito no desastre que se acumulou. Guardou os pratos, lavou a louça suja e colocava as coisas no lugar. 

De repente, veio-me aquela imagem que guardo dela, trabalhando na cozinha da minha casa, fazendo as tarefas sem resmungar, com o amor que só uma mãe pode proporcionar.

Advertisement

E agora que sou mãe…

Eu vejo você, mãe. Todas aquelas noites que você passou sem dormir, embalando minha insônia.

Vejo você procrastinando suas coisas, para satisfazer meus desejos.

Eu observo você, e você é a mesma mãe que deu tudo pela família. E agora você faz isso com seus netos.

Eu vejo você, reclamando de algumas coisas, mas sempre fazendo o que nós, suas filhas, lhe pedimos.

Eu entendo seus sermões. Analiso suas atitudes que antes não entendia. E me regozijo com o prazer de tê-la conosco.

Advertisement

Quero lhe dizer uma coisa mãe

Obrigada. Porque agora que sou mãe, valorizo muito mais a contribuição que deu para a minha vida, tornando-me uma boa pessoa, amando a vida, a natureza e respeitando os outros.

Obrigada por todo o sacrifícioE por todos aqueles sorrisos que alimentaram minha alma. Como naquela época, quando eu tinha cinco anos, no dia em que experimentei meu uniforme da escola. Você me olhou nos olhos e me deu um de seus sorrisos característicos. O mesmo que continua dando até hoje, e que dá aos meus filhos para demonstrar aprovação e carinho.

Perdoe-me. Por tudo que a fiz sofrer. Ou pelas decepções que você teve por minha causa. Pela grosseria e caprichos, e por todas as vezes em que a desobedeci.

Prometo sempre honrá-la. Como você merece. Porque você é mãe com letra maiúscula. Porque o melhor de ser minha mãe é meus filhos poderem tê-la como avó.

Eu confesso

De filha para mãe, confesso que agora entendo seus momentos de seriedade e preocupação. Entendo aqueles seus sorrisos para nos tranquilizar quando ouvíamos você e papai discutindo.

Advertisement

Agora que sou mãe, entendo que a vida não é fácil e que nem sempre as coisas saem como o planejado. E que, às vezes, a maior satisfação é ver a conquista de nossos filhos, mesmo que nós mesmos não tenhamos realizado nossos objetivos e sonhos. Bem, o maior sonho é ver nossos filhos felizes.

Pensei que quando fosse adulta, não precisaria de você como antes. No entanto, todos os dias sinto sua falta, porque sua presença na minha família é um tesouro. Confesso que muitas vezes sinto sua falta, e me entristece pensar que no dia em que você faltar, nada será igual.

Quero que você seja eterna

Agora que me tornei mãe, vejo o mundo com outros olhos. Eu entendo seu olhar e entendo suas lutas.

Eu quero que seja eterna, por isso farei o meu melhor para cuidar de você quando não puder mais se cuidar sozinha. Não é uma promessa, é um compromisso de amor.

Seu amor é um grande apoio

Eu amo que você cuide dos meus filhos. E você é a única pessoa em quem confio cegamente para cuidar deles quando meu marido e eu saímos. Essa confiança é sustentada pelo amor que as crianças têm por você e pelo quanto elas adoram ir à sua casa.

Advertisement

Assim como minha avó Maria cortava frutas e as colocava docemente em um prato para eu comer antes de dormir, agora é você quem proporciona esse tipo de agrado aos meus filhos.

E como você sempre diz, “estou apenas devolvendo todo o amor que recebi”. Uma frase que sempre vou guardar no meu coração, e vou colocá-la em prática.

Agora que sou mãe, digo a você, mais do que nunca: muito obrigada, mãe! Amo você!

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Ahora que soy madre, quiero decirte algo, mamá

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Gonzales Casafús

Fernanda Gonzalez Casafús é argentina, mãe e formada em jornalismo. Ama os animais, daçar, ler e a vida em família. Escrever sobre a família e a maternidade se tornou sua paixão.