Mãe é encontrada no Facebook pelo filho dado como natimorto, 35 anos depois
Depois de um parto cesárea, esta mãe foi informada de que seu filho havia nascido morto. Mas a verdade veio à tona 35 anos depois.
Arturo Leonardo
O Facebook é uma rede social que, na maioria das vezes, usamos para saber como estão nossos ex, para fazer upload de fotos e mostrar nossas viagens ou lugares que visitamos, ou para jogar enquanto esperamos dar a hora de sair do trabalho. Mas, às vezes, também serve para fazer o bem e encontrar parentes desaparecidos, como aconteceu com Esperanza Regalado.
Aos 20 anos, sendo mãe solteira, ela deu à luz seu filho em um hospital particular na cidade de Tenerife, Espanha, mas foi informada de que, infelizmente, o bebê havia nascido morto. Ou foi isso que quiseram que ela acreditasse. Trinta e cinco anos mais tarde, por meio do Facebook, a verdade veio à tona.
Certo dia, do nada, chegou a ela uma mensagem de um homem dizendo: “Você teve um filho natimorto? Sou eu”.
Esperanza contou que os médicos disseram a ela que teria que passar por uma cesárea, a desculpa perfeita para colocá-la para dormir e roubar seu filho sem que houvesse resistência. Depois que ela acordou, disseram que seu filho havia morrido.
Ela pediu os papéis para enterrá-lo, mas o médico disse para ela não se preocupar, pois ele cuidaria de tudo. Mas ela sempre teve dúvidas. Nunca viu o corpo de um bebê vivo ou morto.
Muitos anos depois, Carlos Santana (como seu filho foi chamado), estava em sua casa em Las Palmas, procurando alguns documentos, quando encontrou uma fotocópia da identidade de uma mulher, o que lhe despertou curiosidade e começou a investigar. Foi quando encontrou-a no Facebook e se apresentou.
Segundo o La Provincia, a mulher desmaiou com o choque, e Carlos passou de filho único a integrante de uma família com cinco irmãos.
Procure pessoas pelo Facebook
O Facebook é uma rede social famosa a nível mundial. Em 2021, a rede contava com 2,7 bilhões de usuários ativos, o que representa mais de um terço da população mundial. Costumamos utilizá-lo para estar em contato com amigos que não vemos com regularidade, para saber mais sobre sua vida ou para organizar eventos sociais, mas também é importante saber que pode ser usado para encontrar pessoas.
Abaixo estão algumas maneiras de localizar pessoas pelo Facebook:
Barra de pesquisa
Você a encontra no canto superior esquerdo e pode usá-la para pesquisar pessoas, lugares, páginas de empresas, séries, filmes, jogos, entre outros. Sem dúvida, é a forma mais comum e direta.
Como encontrar amigos
Na barra de pesquisa você digita um nome e sobrenome, depois clica em “Pessoas”. Abrem as opções “amigos de amigos” (que você ativa se tiver amigos em comum), cidade (se souber), educação (se souber o nome de uma escola ou faculdade em que a pessoa estudou) e trabalho (se souber o nome de uma empresa em que trabalhou). Informe apenas as informações que souber. Quanto mais informações souber, mas fácil fica encontrar uma pessoa.
Através dos amigos dos seus amigos
Se souber que tem amigos em comum com esse amigo que gostaria de encontrar, você pode ir direto na lista de amigos deles para procurá-lo. Você também pode, a partir de lá, enviar convites de amizade para outros amigos com quem perdeu o contato.
Encontrá-lo informando um e-mail
Se você tiver o e-mail da pessoa que esteja buscando, poderá usá-lo para encontrá-la no Facebook. Basta digitá-lo no campo de pesquisa. Se a pessoa tiver seu endereço de e-mail listado como público, seu perfil irá aparecer.
Por ser a rede social mais usada no planeta atualmente, o Facebook tem um grande potencial para encontrar pessoas. Por isso, que esperamos que, com essas dicas, seja fácil para você encontrar aquela pessoa com quem deseja voltar a ter contato.
Leia também: Veja mensagem sobre morte que jovem postou no Facebook três meses antes de morrer em acidente
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Le dijeron que su hijo había nacido muerto; 35 años más tarde, Facebook le devuelve a su hijo hecho un hombre